Notícias
Solsef
As crianças do Colégio Valsassinha e os "Sorrisos de Papel"

Os meninos e meninas dos quintos anos do Colégio Valsassina receberam os "Sorrisos de Papel”, no seu auditório, para uma tarde que, certamente, os fez pensar e ser um pouquinho mais socialmente responsáveis.


Entender a importância de iniciativas como os "Sorrisos de Papel” depende da forma como são explicadas. Por esse motivo, a Raquel Carreira e a Raquel Graça juntaram-se para preparar uma apresentação simples e divertida, que estimulasse o interesse do princípio ao fim.




Raquel Carreira e Raquel Graça, membros da Equipa Executiva, na apresentação


Começaram por pedir a alguns alunos que contassem como é o Natal nas suas casas e as crianças animadas rapidamente participaram. Esta partilha tinha um objetivo claro: demonstrar que nem sempre o Natal é sinónimo de uma sala de jantar cheia de familiares e adornada de presentes com grandes laços.


Desta forma, as "Raquéis” introduziram a importância de escrever mensagens nos postais distribuídos para depois entregá-los a utentes de lares de idosos e de outras instituições de solidariedade social.


Posteriormente, as nossas voluntárias tentaram demonstrar as diferenças entre Portugal e Guiné-Bissau, no âmbito do ensino. Para tal, dividiram, as turmas presentes: de um lado ficaram os meninos que têm liberdade para escolherem o que querem ser, do outro os que têm de optar pelos cursos que a escola oferece, sendo que muitos deles não poderão continuar os estudos. Rapidamente, os meninas e meninas perceberam o intuito deste pequeno jogo e compreenderam que aquele era o momento para contribuírem para que a Escola Vocacional de Bissorã tenha mais cursos profissionais e que assim, permita que os seus alunos continuem a sonhar.




Os alunos dos quintos anos do Colégio Valsassinha, em Lisboa



O resultado desta apresentação não podia ter sido mais positivo. A mensagem foi passada e ainda houve meninas que quiseram comprar mais postais.


As crianças perceberam que é simples fazer deste Natal, um Natal solidário que faça sorrir e tu, já percebeste?


Sabe mais sobre os "Sorrisos de Papel” e se te restarem dúvidas, vê este vídeo.







A campanha "Sorrisos de Papel" conta com o apoio do IPDJ e do programa OTL (ocupação de tempos de livres). Os valores angariados com esta iniciativa revertem para o projeto: "Capacitando Futuro", na região de Oio, na Guiné-Bissau. Este projeto conta com o cofinanciamento do Instituto Camões I.P.


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt