Notícias
Solsef
Teatros Infantis - Amizade Intercultural

No domingo, 4 de novembro, decorreu a primeira sessão de teatros infantis, no âmbito da iniciativa "Olhares sobre África’s II”. Pelas 11 horas, no Largo Residências (em Lisboa), a Raquel Silva convidou a corajosa Carmo a ser protagonista de uma história sobre a amizade intercultural. 


Recebendo um bilhete de avião, a Carmo viajou até Itoculo (Moçambique) e tinha como missão fazer um amigo. 


Por vezes, fazer um amigo num outro país torna-se difícil. A língua é uma barreira e o desafio estava aí. A solução que a Carmo arranjou foi a de recorrer a gestos e a sorrisos e, assim, conseguiu aproximar-se de quem não conhecia.


Nesta viagem, a Carmo teve ainda a oportunidade de conhecer o quotidiano de Itoculo e brincar com os brinquedos típicos de lá. Pintou um amigo gigante e levou para casa a certeza de que não importam as diferenças físicas entre as pessoas, pois todos nós podemos ser amigos.





Carmo a pintar um amigo na primeira sessão de "Olhares pequeninos sobre África's II"

 


A moral desta primeira sessão de "Olhares pequeninos sobre África’s II” tem como ponto de partida a ilustração denominada "Gabriel”, criada por Raquel Graça, voluntária da Solsef. Esta ilustração, que faz parte da exposição inclusiva "Olhares sobre África’s II”, pretende dar cor e forma a uma passagem do livro "Até outro dia – Mpakha Nihiku Nikina”, de Joana Pedro.


 

O ciclo de teatros tem como coordenadora Raquel Silva, voluntária da Solsef, que participou no projeto de voluntariado jovem, Ponte 2018. Este projeto, que decorreu durante o mês de agosto, teve como destino Itoculo (Moçambique).


 

Aos domingos de novembro, as crianças dos 3 aos 8 anos são convidadas a viajar até Itoculo e a conhecerem aquilo que a Raquel Silva teve a oportunidade de conhecer.


A iniciativa "Olhares sobre África's II" conta com o apoio do programa Geração Z, do IPDJ, e com o acolhimento do Largo Residências. O valor angariado com a aquisição do livro de Joana Pedro reverte para o projeto "Aprendizagem Inclusiva", que resulta da parceria da Solsef com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus e do cofinanciamento do Instituto Camões I.P.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt