Notícias
Solsef
Teatros Infantis - Saúde

No passado domingo, 11 de novembro, aconteceu a segunda sessão de teatros infantis, no âmbito da iniciativa "Olhares sobre África’s II”. Pelas 11 horas, no Largo Residências (em Lisboa), 5 pequenos médicos recém-formados, puderam pôr em prática os seus conhecimentos.



Cenário do teatro infantil no Largo Residências


 

Através de um bilhete de avião e de uma viagem no mundo do faz-de-conta, viajaram até Itoculo (Moçambique) com a missão de conhecer um pouco mais sobre a forma como a saúde é tratada nesse país e poderem dar o seu pequeno contributo.

 

Chegaram a Itoculo e tiveram a oportunidade de brincar com a comunidade que encontraram, aprendendo novas brincadeiras, brinquedos e canções. Mas, infelizmente, uma "mamã” teve um pequeno acidente e teve que ir ao hospital. Começou pela aventura de andar num "chapa” (transporte público típico de Moçambique) cheio de pessoas, onde todos se tinham que apertar, por estradas nem sempre nas melhores condições, chegando finalmente ao hospital, onde tiveram que, em conjunto, tratar da ferida da mamã, com o que existia e com muitos carinhos à mistura.



Passeio de chapa até ao hospital e tratamento da ferida da mamã

 

A mamã ficou curada e a viagem de regresso a Itoculo foi bem mais animada!


Em todo o mundo somos diferentes, mas isso não nos impede de ajudar qualquer pessoa, independentemente de ser diferente ou parecida connosco, do mesmo país ou de outro.



Atividade lúdica de pintar um menino, curando-lhe as feridas

 

A moral desta segunda sessão de "Olhares pequeninos sobre África’s II” tem como ponto de partida a ilustração denominada "Saúde em Itoculo”, criada por Raquel Graça, voluntária da Solsef. Esta ilustração, que faz parte da exposição inclusiva "Olhares sobre África’s II”, pretende dar cor e forma a uma passagem do livro "Até outro dia – Mpakha Nihiku Nikina”, de Joana Pedro.


 

O ciclo de teatros tem como coordenadora Raquel Silva, voluntária da Solsef, que participou no projeto de voluntariado jovem, Ponte 2018. Este projeto, que decorreu durante o mês de agosto, teve como destino Itoculo (Moçambique).


 

Aos domingos de novembro, as crianças dos 3 aos 8 anos são convidadas a viajar até Itoculo e a conhecerem aquilo que a Raquel Silva teve a oportunidade de conhecer.


 

A iniciativa "Olhares sobre África's II" conta com o apoio do programa Geração Z, do IPDJ, e com o acolhimento do Largo Residências. O valor angariado com a aquisição do livro de Joana Pedro reverte para o projeto "Aprendizagem Inclusiva", que resulta da parceria da Solsef com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus e do cofinanciamento do Instituto Camões I.P.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt