Notícias
Solsef
Tertúlia: Voluntariado Internacional - a prática e o testemunho

A convite da Residência Montes Claros, a Solsef orientou uma tertúlia com o tema "Voluntariado Internacional – A prática e o testemunho”, para os residentes e amigos desta residência, pela Raquel Carreira (técnica administrativa a Solsef) e da Rita Coelho (vogal da Direção Social da Solsef). Alguns dos residentes e amigos da casa preparam-se para partir num projeto social internacional, na Guiné-Bissau, pelo que solicitaram algumas indicações práticas e um testemunho sobre o partir, em concreto para a Guiné-Bissau.



Raquel Carreira e Rita Coelho


Após uma pequena apresentação sobre o movimento Jovens Sem Fronteiras, que fundou a Solsef, e a própria Sol sem Fronteiras – focámo-nos na ligação entre os três eixos de atuação da ONGD (Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Voluntariado Internacional e Educação para o Desenvolvimento), e de que forma esta interligação é uma mais-valia para a realização de um projeto de voluntariado internacional.



Durante a tertúlia


Assim, foi possível fazer a ligação para a prática do voluntariado – os seus preparativos, como orientar um projeto, o que levar na mala, quais os cuidados de saúde a ter, o que deve levar o grupo de voluntários na sua farmácia, entre tantas outras coisas. Houve também algum tempo para orientar o grupo nos seus saber-ser, saber-estar e saber-fazer, através da sua vivência em grupo, vivência com a comunidade religiosa que os acolhe, e vivência com as pessoas, dando dicas e indicações práticas através de testemunhos e situações no terreno.



Raquel Carreira, num testemunho sobre o saber-ser, saber-estar e saber-fazer na Guiné-Bissau


Todos os participantes ficaram com os boletins anuais da Solsef para saberem um pouco mais sobre a ONGD e os seus projetos, e satisfizeram as suas dúvidas e inquietações sobre o próprio projeto na relação com as pessoas, sobre as diferenças sociais, culturais e linguísticas.


Boletim 2014 com foco na Guiné-Bissau, destino do projeto de voluntariado dos jovens ligados à Residência Montes Claros


Foi um serão muito agradável, ao qual reiteramos o agradecimento à Direção da Residência Montes Claros pelo convite!

 

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt