Notícias
Solsef
Todos Contam! | Voluntários do Oney partilham a sua experiência

Durante os últimos meses estivemos a trabalhar intensamente no projeto Todos Contam!, que teve o objetivo de promover a educação financeira entre os jovens no âmbito da Educação para a Cidadania. Para tal, contamos com uma vasta equipa de voluntários, entre os quais, colaboradores do Oney Bank – Sucursal em Portugal, que aplicaram a sua experiência profissional nas visitas a escolas de todo Portugal, tanto de forma online como presencial, para contribuir para a formação de consumidores melhor formados e contribuintes mais responsáveis e solidários. Alguns voluntários do Oney partilharam connosco o que acharam desta experiência. Fica a conhece-los!


Todos Contam! - Voluntários Oney


 

Ágata Bettencourt

Os meus parabéns à Solsef, Oney Bank e Nova SBE por esta iniciativa. Foi um privilégio poder fazer parte do grupo de colaboradores Oney que ajudou a levar o tema tão importante da literacia financeira a tantos alunos! Sei que o nosso futuro está em boas mãos pela sensibilidade ao tema que demonstraram os alunos com quem tive a sorte de estar. Obrigada!


Anabela Santos

Na minha opinião a literacia financeira deveria ser componente obrigatória dos atuais programas educativos. É fundamental preparar os jovens para as questões práticas da vida real, garantindo que os mesmos ganhem consciência de questões tão importantes como consumo sustentável ou como evitar o sobre-endividamento. Poder contribuir para esta causa, foi sem dúvida uma experiência enriquecedora e gratificante!


Catarina Medeiros

Ser voluntária nesta iniciativa, tem sido muito gratificante, não só no que toca ao tema abordado (que considero essencial na formação obrigatória dos alunos), mas também no contacto que temos com os mais novos. Contribuir para a educação destes de uma forma tão personalizada e tão direta é uma experiência muito enriquecedora.


Por fim quero salientar e reforçar que, foi uma enorme aventura colocar-me na pele do "professor” e vivenciar estes momentos.

 

Cátia Martins

Foi um "desconstruir” de um conceito chato transformado numa experiência fantástica, onde o Oney tem um papel fundamental na sociedade, em educar e consciencializar as mulheres e os homens de amanhã para o mundo financeiro.

 

Diana Ferreira

Para além de por momentos nos colocarmos no lugar do professor, foi bastante positivo aplicar os nossos conhecimentos e ensinar os mais jovens a terem noções básicas sobre poupança e a sua importância. Sem dúvida que deveria ser de caracter obrigatório no ensino geral a formação em Literacia Financeira, pois iriamos deixar os nossos jovens muito mais bem preparados para o seu futuro.


Termino dizendo que para mim foi das melhores experiências que pude fazer! Ensinar, motivar e lutar para que eles pudessem ter a melhor experiência possível.

 

Fábio Castro

Poder contribuir com a minha ajuda no sentido de preparar os mais jovens para situações práticas da vida real, falando de temas como poupança e gestão do orçamento familiar, foi sem dúvida muito gratificante. É importante que todos nós façamos por ter um papel ativo em desmistificar a literacia financeira, visto que o dinheiro faz parte das nossas vidas, e é indispensável aprender a geri-lo da melhor forma, e o mais cedo possível.

 

Filipa Silvestre 

A educação financeira, é essencial desce muito cedo, para que os jovens possam criar bases seguras, no que diz respeito à gestão do dinheiro! Mais informação e conhecimento, são fundamentais, para um crescimento sustentável e equilibrado no mercado financeiro!


Joana Bragança

A experiência de literacia financeira em parceria com a Solsef foi, sem dúvida, enriquecedora! Torna-se cada vez mais importante sensibilizar a população para este tema e contribuir para esta sensibilização através dos mais novos foi gratificante. Tendo em conta a natureza do Oney, devemos ser os primeiros a incentivar a educação financeira e é um motivo de orgulho pertencer a uma empresa que tem esta preocupação com os seus clientes e possibilita aos seus colaboradores fazerem parte do processo!


Luís Ferreira

No Oney queremos prover hábitos de consumo mais sustentáveis.


Assim, de olhos postos no futuro, dialogámos com jovens incentivando-os a refletir sobre os seus hábitos de consumo e a contribuir com as suas escolhas para um orçamento familiar equilibrado capaz de gerar poupança.


Foi um diálogo intergeracional positivo!


Nádia Loureiro

Este desafio procura sensibilizar os jovens para questões financeiras, a necessidade de poupar e preparar o futuro, levando-os a refletir sobre a gestão do orçamento familiar, despesas, receitas, estabelecer prioridades e formas de poupar para alcançar objetivos. Adorei participar neste projeto com os nossos jovens.


Pedro Martins

Como Banco que zela pela formação financeira dos seus Clientes, foi natural que também nós, colaboradores Oney, quiséssemos partilhar conhecimentos sobre literacia financeira com a próxima geração de adultos. A partilha, mais do que um dever, foi uma enorme satisfação!


Raquel Abade

Envolvido no programa de RSE do Grupo Oney, surgiu a oportunidade de me juntar ao Programa de Literacia Financeira em parceria com a Sol Sem Fronteiras, o qual não consegui ficar de fora. Ensinar um pouco de finanças a jovens pareceu-me uma excelente ideia pois é sabido que esta informação chega muito dispersa aos nossos jovens e é muito ignorada por eles. Aceitei o desafio sem saber o que me esperava e sem prever a reação destes jovens. Ora, como o inesperado é o mais surpreendente, desta vez a teoria também não fugiu à regra. Foi com enorme orgulho que conheci alguns jovens bastantes interessados pela apresentação que desenvolvemos e que certamente absorveram a maioria das informações que lhe foram fornecidas. A apresentação decorreu suavemente, com a participação de todos. Na minha opinião este tipo de programas é bastante importante para o desenvolvimento e conhecimento daqueles que são o nosso futuro. Foi sem dúvida uma experiência gratificante em que tive muito gosto em participar!

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt