Sócio
Notícias
Solsef
Última aula de Iniciativas de Empreendedorismo Local

No passado sábado, dia 22 de junho, teve lugar a última aula da formação em Iniciativas de Empreendedorismo Local, implementada desde o mês de janeiro no Centro Educacional Irmã Valdelícia, em Contuboel (Guiné-Bissau). O curso foi realizado no âmbito do projeto "Aprendizagem Inclusiva”, que decorre em parceria com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus e que conta com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P.


Foram 40 horas de formação, 30h teóricas e 10h práticas, durante as quais os alunos entraram em contacto com diferentes conceitos necessários para a desenvolvimento dos seus futuros projetos empresariais.


 

A Líber, nossa técnica de projetos, com a turma que participou na formação 


Na primeira sessão, os alunos investigaram sobre o que é o empreendedorismo e o que é ser empreendedor. Na aula a seguir, a turma aprendeu como transformar a cópia em inovação, e também a identificar oportunidades de negócio. Na terceira sessão, foi a vez de conhecerem quais os agentes que fazem parte do mercado. A quarta aula continuou com explicações sobre como desenvolver um plano de negócio, que foram postas em prática na quinta sessão através de um exercício prático realizado grupos. A sexta e sétima edições, destinaram-se a conhecer as diferentes soluções para o financiamento dos projetos e investigar sobre as oportunidades de financiamento. Para finalizar, a última aula foi reservada para conhecer e pôr em prática o Pitch, uma forma de apresentação de projetos ante potenciais financiadores.

 

Para além disto, como exercício prático desenvolvido durante o curso, os alunos preencheram uma candidatura para a gestão do aviário, também construído no âmbito do projeto "Aprendizagem Inclusiva”. O grupo com a candidatura mais realista ficou responsável pela gestão desta infraestrutura, que já está em funcionamento para garantir a sustentabilidade da cantina escolar.

 

A equipa que ficou responsável pela gestão do aviário


A implementação de formações é uma das estratégias seguidas pela Solsef para conseguir cumprir com uma das nossas máximas preocupações, que os projetos que desenvolvemos sirvam os beneficiários de forma continuada no tempo, criando condições para que possam ajudar ao desenvolvimento pessoal e da região uma vez finalizada a intervenção.

 

Acreditamos que esta formação serve como base para a criação de novos negócios com muito sucesso. Parabéns aos formandos!

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt