Quinta-feira, dia 17 de dezembro, foi um dia recheado de atividades solidárias, que amigos da Sol sem Fronteiras organizaram. A disciplina de EMRC da Escola Secundária de Peniche organizou a sua Festa de Natal, uma festa com um cariz solidário que reverteu, em parte, para a Sol sem Fronteiras e os alunos do primeiro ano do curso de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa embarcaram numa praxe solidária.
A Festa de Natal de Peniche é o culminar de dois meses solidários, algo que já é uma tradição. Todos os anos, os alunos de Educação Moral Religiosa Católica escolhem uma causa solidária para apoiar e através de várias atividades vão angariando fundos para essa causa. A festa de Natal é onde se entrega a doação. Este evento começou então pelas 15:30h e a Raquel Carreira, colaboradora da nossa ONGD, esteve presente durante todo o espetáculo. No final, foi chamada ao palco para recolher os fundos angariados por três das turmas presentes, que explicaram o porquê de ajudar a Sol sem Fronteiras e tudo o que fizeram para juntar aquele valor. A Raquel agradeceu em palco e todos nós agradecemos, hoje, também - terem escolhido a nossa organização como alvo dos vossos esforços é uma honra enorme e sentimo-nos mesmo muito gratos.
Já em Lisboa, em plena baixa, esteve a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com os alunos do curso de Engenharia Informática, a realizar uma praxe solidária – os alunos do primeiro ano estiveram, durante a tarde, a fazer serenatas aos transeuntes do Rossio de forma a angariar fundos mas... não sabiam exatamente qual o objetivo! Contudo, deram o seu melhor e, no final, Marlene Verísimo e Raquel Graça, voluntária e colaboradora da Solsef, respetivamente, estavam à sua espera junto à Igreja de S. Roque, onde explicaram qual a instituição para a qual estiveram a contribuir, o que fazemos e quais os projetos de cooperação que temos em mãos (e para os quais contribuíram os fundos angariados).
Foi um dia muito dinâmico, feliz e solidário, onde vimos que a solidariedade se faz pela união e partilha, que juntos fazemos a força. No fundo, é assim que juntos fazemos o Sol nascer para todos.
Obrigada a todos, por tudo!