Notícias
Solsef
Um passo mais próximos de Cuntum-Madina

        As duas colaboradoras de Sol sem Fronteiras, Libertad Jiménez e Raquel Carreira, reuniram na passada quinta-feira com a Irmã Rubicelia, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, da Guiné-Bissau, que irá brevemente para Cuntum-Madina, onde estamos a desenvolver o Projeto "Nutrir para Aprender”.

 
 

       De Cuntum Madina, Guiné-Bissau, as crianças do Jardim Infantil D. Settimio Ferrazeta aguardam a chegada da Irmã Rubicelia ainda este ano, 2015. Para já, a Irmã encontra-se em Portugal, a aprender a língua portuguesa (a língua oficial da Guiné-Bissau), antes de partir. Foi neste contexto que Sol sem Fronteiras foi ao seu encontro, dando a conhecer as colaboradoras que atualmente trabalham na ONGD e contribuem para a execução do projeto "Nutrir a Aprendizagem” - Apoio ao Jardim Infantil D. Settimio Ferrazeta, com capacidade para 125 crianças (55 meninos e 70 meninas) de 3 a 6 anos, através do reforço de infraestrutura para refeição, o currículo pedagógico e a sustentabilidade alimentar perante projeção de horta escolar.

 
 
 
Libertad Jiménez (à esquerda) e Raquel Carreira (à direita), colaboradoras de Sol sem Fronteiras, com a Irmã Rubicelia, ao centro.
 

       Estas crianças não têm,atualmente, um refeitório nem uma cozinha adaptados às condições climatéricas adversas que se fazem sentir naGuiné-Bissau, onde o clima tropical traz muitas vezes chuvas fortes, o que, por sua vez, leva à formação de lama e condições desagradáveis para as crianças do Jardim Infantil acima mencionado comerem ao ar-livre. A fim de melhorar a sua nutrição, o projeto almeja também o desenvolvimento de uma horta escolar, onde o agregado familiar das crianças possa também plantar e colher alimentos e potenciar a alimentação dos jovens também em contexto familiar. Sublinhamos que este projeto está em fase de desenvolvimento, pelo que toda a sua ajuda é essencial para o efetivar. Contribua para melhorar a nutrição destas crianças para o NIB 0035 0325 0000 0733 7303 5.


      Assim, após já dois encontros coma Irmã Lucy (religiosa responsável pelo Jardim Infantil que se encontra em Cuntum-Madina), este foi mais um encontro para estreitar relações, conviver e enviar notícias relativas a um projeto e um objetivo que nos liga, Sol sem Fronteiras e Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição – nutrir as crianças de Cuntum-Madina para aprenderem e viverem com qualidade.

      Por outras palavras, juntos fazemos o Sol nascer para todos, desde a mais tenra idade e em todos os contextos.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt