Notícias
Solsef
Uma Biblioteca em Desenvolvimento

Já em 2014, recebemos mais alguns testemunhos das obras da biblioteca de Itoculo (projeto Aprender para Desenvolver). A construção está terminada, estando o edifício já na fase dos acabamentos. Está cada vez mais próximo o dia em que irá receber os seus primeiros leitores!

 

                                                                         _________________________________________________
 

 

Recebemos em outubro os registos do andamento da obra de construção da biblioteca. A fossa séptica e a cobertura já estão quase concluidas. Os livros e demais equipamentos estão quase a mudar-se para a nova "casa"! E, mais importante, os estudantes de Itoculo estão prestes a ter um espaço onde aprofundar os seus estudos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
__________________________________________________________

 

Depois de 6 meses de trabalho, o edifício da bilbioteca já está praticamente de pé. As obras de construção têm decorrido a bom ritmo, e prevê-se que todo o edifício possa estar concluido até ao final do ano.


 

 
 
Estas são as imagens mais recentes, de finais de agosto, enviadas por ocasião da estadia do grupo Ponte 2013 em Itoculo.
 

 

                                   _____________________________________________________________
 
 

Após um pequeno período de adiamento devido às chuvas, iniciaram-se em abril os primeiros trabalhos de limpeza e preparação do terreno onde está prestes a nascer a Biblioteca de Itoculo.

 
A época das chuvas fez com que todo o capim voltasse a crescer em força, mas os trabalhadores da obra estão a proceder à limpeza do terreno. Ao mesmo tempo, já se inicou o fabrico dos blocos de cimento que irão ser usados para as paredes, e já estão a comprar os materiais necessários para a continuidade da obra. Prevê-se que o edifício esteja concluído em cerca de 7/8 meses.
 
Depois da contrução, irá seguir-se a catalogação e arrumação de todos os livros (uma boa parte dos quais já se encontra em Itoculo, porém não existe um espaço adequado onde os livros possam ser utilizados) e a abertura e funcionamento em pleno da biblioteca.
 
Deixamos aqui os primeiros registos fotográficos do início deste projeto, enviados pelos nossos parceiros Espiritanos, que irão acompanhar e supervisionar todo o projeto no terreno.
 
  
 
 
 
 
 Em Julho, recebemos novas fotografias que mostram o andamento das obras. Neste momento, a nivelação do terreno já foi feita e os alicerces assentes. É altura de erguer as paredes que em breve irão albergar várias dezenas de livros:
 
   
 
 
                                   _____________________________________________________________
 

 O dia 3 de Junho marcou a abertura oficial da Biblioteca de Itoculo!

 "Caros amigos da SOLSEF

 

Saudações fraternas e missionárias de Itoculo.

 

Hoje, dia 3 de Junho, festa de Carlos Luanga, Padroeiro de África, temos a alegria de comunicar a abertura ao público, especialmente aos estudantes de Itoculo o novo espaço da Biblioteca. As fotos comprovam isso mesmo.

 

Trata-se apenas de uma parte de um projeto mais amplo. Pois está em acabamentos a parte da sala de informática e a sala de estudo.

Esperamos em breve concluir os trabalhos e ter todo o Centro de Estudos disponível para apoiar os estudantes de Itoculo. Nesse momento faremos então a inauguração oficial com mais pompa e circunstância!!!

 

Queremos, desde já, agradecer a todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, contribuíram generosamente para fazer avançar este projeto, que pretende ficar concluído com a construção de um lar para estudantes.

 

Porém, sem grandes corridas, mas passo-a-passo (ou «vacani-vacani» como se poderia dizer por aqui) procuramos percorrer o caminho da missão ao seu ritmo e com as forças que nos são possíveis. Mas este é um sinal evidente de que a ajuda recebida está sendo bem aplicada.

 

Muito obrigado.

Estamos juntos.

 

Itoculo, 3 de Junho de 2014.

 

P. Raul Viana"

 
 
 
 
 
 
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt