Notícias
Solsef
Visita de Acompanhamento | Aprendizagem Inclusiva
A nossa técnica de projetos, Libertad Jiménez, está de visita a Contuboel, (Guiné-Bissau) para acompanhar a primeira fase do projeto "Aprendizagem Inclusiva”, iniciado em outubro de 2018 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de capacidades do Centro Educacional Irmã Valdelícia.

Esta primeira fase, que agora estamos a concluir, contemplou a criação e equipamento de infraestruturas de refeição, nomeadamente uma cozinha, uma despensa e um refeitório. Apoiou ainda a construção e equipamento de um aviário direcionado a garantir a sustentabilidade da cantina escolar.

As novas construções foram determinantes para a inclusão do CEIV no Programa Mundial de Alimentos, que apoia, com o género doado, a elaboração de refeições quentes e equilibradas para as 300 crianças que frequentam o Centro. 

A construção da cozinha também influi de maneira positiva na relação entre os membros da comunidade. O sistema de autogestão implementado faz com que grupos de mães e avós tomem conta da elaboração das refeições um dia por semana, fortalecendo assim os vínculos entre a comunidade escolar e garantindo a sustentabilidade da cantina.


Uma das equipas responsáveis pela elaboração das refeições



As crianças a usufruir do refeitório

Para além disso, no âmbito da primeira fase, também foi dinamizada a formação de "Iniciativas de Empreendedorismo Local”, direcionada a fomentar a colocação em funcionamento de novas ideias de negócio que repercutam em benefício da comunidade. Como exercício prático da formação, os alunos tiveram que preencher a candidatura para a gestão do aviário, também construído no âmbito do projeto.  A equipa com a melhor proposta foi escolhida, de fato, como encarregue de manter o correto funcionamento desta estrutura, a qual abastecerá com carne de frango o refeitório escolar.
 
Após a finalização e conclusão desta primeira fase, ainda ficam desafios por cumprir. Até maio de 2020, data de finalização do projeto, iremos reforçar o currículo pedagógico para integrar alunos com necessidades educativas especiais, iremos construir novas infraestruturas desportivas e recreativas, e ainda criar um banco de bolsas que apoie as crianças em risco de exclusão social.

Este projeto decorre em parceria com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus e conta com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P.

Muito obrigado a quem têm contribuído com este projeto. Juntos fazemos o Sol Nascer para Todos!


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt