Notícias
Solsef
VME | Notícias da Juliana e o André desde Cabo Verde

A Juliana e o André estão em São Lourenço dos Órgãos, no centro da Ilha de Santiago em Cabo Verde desde outubro de 2019. Estão num projeto de voluntariado missionário de longa duração. Têm colaborado ativamente no Jardim de Infância Marilúcia, na promoção de aulas de inglês para as comunidades e no Curso de Atendimento ao Público, na área de Hotelaria, no Centro de Capacitação de São Lourenço dos Órgãos. A par disso, também estão responsáveis pela formação de 200 jovens da Paróquia para o Crisma.


Continua a ler para ver como têm corrido estes meses:

 «2020 começou ontem, mas já estamos em março…


Ao sentarmo-nos para escrever esta notícia apercebemo-nos de como o tempo corre. 2020 começou ontem, mas já estamos em março e os últimos 2 meses passaram num piscar de olhos.

O ano começou com mais 4 turmas de inglês  (duas de adultos, duas de crianças) desta vez na Paróquia de São Tiago Maior, a qual visitamos todos os sábados. Ali a idade não é um obstáculo para aprender, temos alunos dos 6 aos 66 anos de idade, todos com imensa vontade de crescer.

Aula de Ingles em São Tiago o Maior
Alunos da aula de inglés em São Tiago

Em São Lourenço dos Órgãos tivemos oportunidade de conhecer novas comunidades. Em janeiro visitamos Covada e em fevereiro foi a vez de Boca Larga. Em todas as casas que entramos fomos recebidos com muito carinho, sorrisos de orelha a orelha e algumas perguntas – se já entendemos crioulo, se estamos a gostar de Cabo Verde e se voltamos para uma nova visita. À partida a resposta  é fácil: "ayan” (sim), cheio de confiança... Apesar de que a última questão é mais difícil de responder, uma vez que a Paróquia tem 21 comunidades e gostaríamos de visitar e revisitar todas ao longo deste ano.

Em fevereiro tivemos a visita da Maria, uma jovem de São Pedro da Cova, Gondomar, que esteve cá juntamente com o seu grupo de jovens em Agosto de 2019. Gostou tanto que resolveu voltar para mais um mês de voluntariado missionário. As visitas são sempre muito bem-vindas cá em casa e já reparamos que a família adora ter a casa cheia. Em janeiro, já tínhamos tido a visita do Padre Pedro Fernandes, Provincial Espiritano de Portugal, e em fevereiro do Padre Tony Neves, Coordenador Espiritano da pasta da JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) em Roma.


Celebração da Festa de Nossa Senhora de Lurdes

Apesar de ser um mês mais curto, fevereiro foi cheio de atividades. Começamos com o encontro de Casais do curso "Ele e Ela”, celebrando desta forma o Dia dos Namorados, no qual partilhamos o nosso testemunho enquanto casal. Seguiu-se a Festa de Nossa Sra de Lourdes celebrada na comunidade de Mato Raia, Lagedo, Carreira. Depois da Missa e procissão partilhamos o almoço na localidade, visitando várias famílias e degustando iguarias tipicamente Cabo-verdianas, como o xerém e a cachupa. 

Fevereiro foi também o mês do Carnaval e no Jardim Marilúcia as crianças saíram para um desfile.  Foi um momento de pura alegria para os nossos meninos, que foram surpreendidos pelas máscaras e disfarces improvisados ao som de muita música e apitos! As Escolas do Município organizam também os seus desfiles e vão para a rua enchendo o dia de cor e muita folia. São dezenas de crianças e jovens vestidos a rigor, com direito a carro alegórico e Rainha de Carnaval… E não esquecendo os tradicionais "Mandingas", que passeiam pela rua animando a tarde!

Carnaval com as crianças do jardim Marilucia
As crianças do Jardim Marilúcia a celebrar o Carnaval

O mês ficou igualmente marcado pelo convívio do grupo que trabalhou no Teatro de Natal. Cerca de 60 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, rumaram até à praia do Tarrafal depois da celebração dominical. Um dia especial, de muita diversão e partilha. Foi também engraçado ver as pessoas com quem convivemos no dia-a-dia num ambiente diferente e de maior descontração.

Terminamos fevereiro com a Quarta-feira de Cinzas, iniciando assim a caminhada quaresmal. Para além da habitual abstinência, na Ilha de Santiago é também costume comer peixe seco e cuscuz com mel neste dia, uma sobremesa  "sabi propi”!

Estamos agora no nosso quinto mês em Cabo Verde e às vezes parece que ainda fizemos muito pouco, mas ao reler o que escrevemos acima percebemos que já partilhamos histórias com muitas gentes, já fizemos sorrir e já nos fizeram sorrir muitas mais vezes… continuamos caminhando lado a lado!

"Nu sta djunto!”»

Juliana e André, março de 2020
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt