Notícias
Solsef
VME em Cabo Verde | Regresso às aulas

A Juliana e o André continuam a partilhar connosco como está a correr o seu voluntariado em São Lourenço dos Órgãos, no centro da Ilha de Santiago (Cabo Verde) onde chegaram em outubro de 2019. 


No mês de março, com a chegada da COVID-19, foi necessário deixarem o seu trabalho no Jardim de Infância Marilúcia, na promoção de aulas de inglês para as comunidades e no Curso de Atendimento ao Público, na área de Hotelaria, no Centro de Capacitação de São Lourenço dos Órgãos. Também ficou suspensa a formação de 200 jovens da Paróquia para o Crisma. 


Contudo, durante o confinamento não ficaram parados. Implementaram cursos de inglês para a equipa missionária com que convivem, e ainda ajudaram em muitos arranjos e trabalhos domésticos. 


Mas agora retomaram algumas das suas responsabilidades prévias ao confinamento, e é assim que está a ser o regresso à nova normalidade:


"Esta semana foi para nós tempo de regresso às aulas de inglês após 3 meses de confinamento.


Paulatinamente temos os nossos alunos de volta, é certo que é um regresso faseado e por vezes um tanto ou quanto lento.



O André e a Juliana durante uma das aulas


No Centro de Capacitação e Formação Profissional dos Órgãos aproveitaram a paragem para melhorar as suas instalações de modo a corresponder às necessidades desta nova realidade. Para além disso, aumentaram o número de salas disponíveis fazendo uso da escola básica adjacente que se encontra suspensa. Por outro lado, as aulas na Paróquia são ao ar livre, utilizando o palco no largo da Igreja.


As nossas turmas estão agora divididas para facilitar o distanciamento social, o uso de máscara é obrigatório e a higienização das mãos é facilitada aos alunos – tudo isto é também novo para eles e notamos que, tal como para nós, existe um longo caminho a percorrer.


Passo a passo começamos a regressar às nossas atividades, embora de uma maneira diferente daquela que estávamos habituados. No entanto, há algumas coisas que não mudam, uma delas é a alegria de nos reunirmos, aprender, ensinar e ser feliz. A missão não pode parar!


Nu sta djunto."


Juliana e André

 

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt