Notícias
Solsef
VME | A Marta Correia participou no retiro
Nos passados dias 7 e 8 de março decorreu o retiro integrado no programa de formação do Voluntariado Missionário Espiritano (VME). A Marta Silva, responsável pela área de Voluntariado da nossa Direção Social, viajou até Fátima para participar em nome da Sol sem Fronteiras.

Neste retiro, além da equipa de Voluntariado Missionário Espiritano (VME) participou a Clara, que está a fazer a formação prevista e em período de discernimento antes de decidir partir. Durante este tempo de discernimento a equipa de VME, constituída pelo Pe. Victor Silva (padre espiritano), a Irmã Gloria (Irmã espiritana), o João e a Sandra (antigos Jovens sem Fronteiras que contam com diversas experiências de voluntariado missionário), a Ernestina (com experiência como voluntária no âmbito do programa de VME) e a Marta Silva (representante da Solsef) tentam apoiar os voluntários, esclarecendo todas as dúvidas e partilhando o testemunhou sobre a sua própria experiência missionária para, em conjunto, refletirem sobre as implicações de realizar um projeto deste tipo.

A equipa do VME com a Marta Correia durante o retiroA equipa do VME durante o retiro
                 A Equipa do VME durante o fim-de-semana                   O grupo a caminhar cara um momento de oração


Durante o retiro houve também tempo para a Clara conhecer melhor os membros da equipa. A Marta partilhou também a perspetiva da Solsef no campo do voluntariado internacional. Uma vez que os voluntários rapidamente conseguem ser parte das comunidades que os acolhem, podem fazer um levantamento de necessidades no terreno para possíveis projetos de cooperação que a associação possa desenvolver. Assim, graças ao trabalho em rede, projetos sustentáveis e que respondam às verdadeiras necessidades da população local podem ser criados.

O programa de Formação e Discernimento do VME é necessário para partir em voluntariado de longa duração num projeto a decorrer numa missão da Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Desta forma, além das informações necessárias sobre questões de saúde e outros conhecimentos importantes para garantir a bom decorrer da experiência, a formação faz questão de refletir com os voluntários sobre o verdadeiro Espírito Missionário Espiritano.



O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt