Sócio
Notícias
Solsef
Voluntariado | Encontro do "Coração na Guiné-Bissau"

«Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.»

1 Coríntios 12, 12

 

"Encontros e desencontros” foi o tema do terceiro encontro de preparação do grupo do projeto de voluntariado "Coração na Guiné-Bissau" que vai partir para a Guiné-Bissau no próximo mês de Julho. O grupo reuniu-se nos passados dias 19 e 20 de março, no Seminário Torre da Aguilha, com dois representantes da Solsef que dinamizaram o encontro e ajudaram o grupo a formar um todo.

 

A manhã foi destinada ao sentido de grupo e foi esse o principal objetivo das atividades. Dividido o grupo em dois trios, as atividades dinamizaram-se de olhos vendados e de mãos e pés atados uns aos outros. Sem comunicar, os elementos tiveram de se ajudar mutuamente para o bem do todo, conseguindo assim estreitar não só os laços de amizade bem como a confiança entre si. A reflexão também foi incentivada, principalmente sobre o sentido do grupo e do projeto.

 

A tarde e a noite, em grupo, e com a ajuda dos elementos da Solsef, foi reservada à parte logística e financeira. Foi feito um ponto de situação do projeto e depois seguiu-se a elaboração de documentos relativos à divulgação do mesmo, planificação de eventos para angariação de fundos, patrocínios e as áreas de atuação durante o Projeto na Guiné Bissau. Foram dadas algumas sugestões ao grupo bem como alguns avisos e alertas sobre o que deve ou não ser contemplado no Projeto bem como atividades a serem ou não dinamizadas no local.

 

No segundo dia, Domingo de Ramos, o grupo participou na celebração da Eucaristia na Paróquia de Abóboda onde apelou à oração da comunidade para o decorrer do Projeto. O Padre Miguel Ribeiro dirigiu algumas palavras ao grupo dizendo: "Pois que a Cruz vá à vossa frente, é o que eu desejo”.

O grupo aproveitou ainda parte da manhã e o inicio da tarde para terminar a construção e a escrita do Projeto.

 

O grupo chegou ao final do encontro sentindo-se bastante motivado para trabalhar e concretizar esta Missão que voltará a unir a Guiné Bissau a Portugal de uma forma muito especial. A palavra "GRUPO” começa agora a fazer sentido nos corações de cada um.

O próximo encontro de preparação está marcado para os dias 21 e 22 de maio de 2016.