Notícias
Solsef
Workshop Solidário - Primeiros Socorros

Nos dias 28 e 29 de abril, decorreu o Workshop em Primeiros Socorros organizado pela Solsef, com o apoio do IPDJ, e tendo como entidade formadora a Competir S.A.. Um Workshop Solidário que tinha no seu plano, um módulo sobre os Primeiros Socorros em contexto de Voluntariado Internacional.


Pelas 9h30 de sábado, os participantes começaram a chegar confiantes de que iriam aprender muito durante o fim-de-semana. Sentados nas suas cadeiras, os associados, membros de Orgãos da Direção da Solsef e voluntários inscritos nos projetos de Voluntariado Internacional deste ano, começaram a folhear os manuais e curiosos ouviram a formadora, Sofia Leite, a dar as boas vindas.


A Sofia, para além de pertencer à Direção Social da Sol sem Fronteiras, é formada em Enfermagem e certificada para dar formações em Primeiros Socorros. Foi, inclusive, desta forma que a Sofia se deu a conhecer aos presentes no início da formação, dando o mote para as apresentações de cada um dos inscritos. Estas apresentações tinham como objetivo conhecer quais as motivações de cada um dos participantes e, para além disso, permitir a criação de uma relação descontraída entre todos, com vista a dois dias de aprendizagem divertida.



 

Sofia Leite, formadora do Workshop em Primeiros Socorros



Ricardo Peres, um dos jovens presentes, começou por dizer, na sua apresentação, que fazia todo o sentido ter-se inscrito porque "no dia-a-dia podemos fazer a diferença se tivermos estes conhecimentos".


"Estes conhecimentos”, aos quais se referia o Ricardo, têm como principal objetivo preservar a vida humana. Para o conseguir, é necessário começarmos por fazer uma avaliação primária da vítima. Um passo de tal modo importante que foi o primeiro tópico a ser abordado neste workshop. 


Falou-se em situações de eletrocussão, intoxicação e quedas. De sintomas como febre, vómitos, fraturas e queimaduras. Situações e sintomas tão comuns e que, por isso, se revela importante saber como agir. 


O que estamos habituados a fazer, nem sempre, é o mais correto e a Sofia conseguiu ajudar os formandos a desmentirem alguns mitos e a atuarem da forma mais correta para que, no futuro, consigam ajudar verdadeiramente a vítima.


 


Exercício de como tratar uma ferida | Exercício de o que fazer perante uma fratura



Também houve tempo para os participantes aprenderem a avaliar os sinais vitais. No âmbito desta temática, a sala transformou-se num gabinete de rastreio de saúde, onde foram medidas a pressão arterial e a glicemia de cada um dos participantes, numa atividade dinâmica, em grupos de dois.





Exercício de medição da pressão arterial | Exercício de medição da glicemia


Em contexto de Voluntariado Internacional também é possível estabilizarmos a situação de acidente ou de doença, antes da chegada de uma ambulância ou de uma pessoa qualificada. Para tal, é essencial uma mala de primeiros socorros completa e algumas técnicas de Suporte Básico de Vida. Aspetos que também foram conversados nesta formação.


O Algoritmo de Suporte Básico de Vida foi o último tópico a ser abordado. O Pedro Gesteiro, um dos participantes, refere-se ao mesmo como "o que mais gostei” e acrescenta que "nunca tinha presenciado uma formação com um nível de prática tão avançada e [que por essa razão] aprendi imenso sobre a mesma”.





Exercícios de Suporte Básico de Vida


Esta formação tinha um caráter prático bastante forte, uma vez que, dessa forma, os participantes poderão memorizar melhor como atuar numa situação real. 


"A parte prática do workshop foi fundamental", confirmou, Daniela Duarte. A participante deu, ainda, "especial destaque à capacidade de comunicação da Sofia, pois conseguiu manter-nos interessados durante as 16 horas de formação. Fê-lo de uma forma muito criativa e interativa, o que não é nada fácil.”


A Solsef agradece aos 16 inscritos pelo interesse demonstrado e por terem também contribuído para continuarmos a desenvolver os nossos projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, Voluntariado Internacional e Educação para o Desenvolvimento. Agradecemos também ao programa Formar + do IPDJ por potencializar a organização destes dois dias de formação e, ainda, à Competir S.A. por estar do nosso lado nos workshops que desenvolvemos. Obrigada a todos!

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt