Notícias
Solsef
Segunda edição do Workshop de Primeiros Socorros

 

Nos dias 1 e 2 de junho, decorreu o Workshop de Primeiros Socorros organizado pela Solsef, com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., e tendo como entidade formadora a Competir S.A.
 
A Sofia Leite, membro da Direção Social da Solsef, participou pelo segundo ano como formadora, e conseguiu construir um ambiente descontraído ao fomentar a participação de todos e apostar pela realização de exercícios práticos.

 



A Sofia Leite, formada em Enfermagem e certificada para dar formações em primeiros socorros


Durante as 16 horas de formação certificada, falou-se em situações de eletrocussão, intoxicação e quedas e também de sintomas como febre, vómitos e cefaleias. Situações e sintomas tão comuns e que, por isso, se revela importante saber como agir. Para além disso, os formandos ainda aprenderam como dar resposta a uma situação de acidente ou de doença, antes da chegada de uma ambulância ou de uma pessoa qualificada. Assim, praticaram técnicas de Suporte Básico de Vida e como aplicar este algoritmo.


 

 



Os participantes a pôr em prática as explicações recebidas


 

Este curso, que também tinha no seu plano um módulo sobre os Primeiros Socorros em contexto de Voluntariado Internacional, foi realizado por alguns dos voluntários que neste verão partirão em missão com os projetos da Solsef. Além das situações específicas de prevenção e cuidados a ter de acordo com os países onde irão viver durante o mês de agosto, os voluntários aprenderam quais os elementos que devem estar presentes numa mala de primeiros socorros completa para quem vai participar num projeto de voluntariado internacional. Para estes participantes, a formação prática em prevenção e saúde supõe uma mais valia, que complementa todo o trabalho de reflexão e preparação espiritual feito pelos voluntários nas formações e encontros que são desenvolvidas em grupo ao longo do ano. 

Muito obrigado aos inscritos pelo interesse demonstrado. Agradecemos também ao programa Formar + do IPDJ por cofinanciar a organização destes dois dias de formação e, ainda, à Competir S.A. por estar do nosso lado como entidade formadora. Obrigado a todos!


 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt