Notícias
Solsef
Workshop de Educação e Cooperação para o Desenvolvimento

Nos dias 27 e 28 de abril decorreu a ação de formação em "Educação e Cooperação para o Desenvolvimento no Voluntariado”, organizada pela Sol sem Fronteiras e destinada ao contexto de voluntariado internacional


Alguns dos temas tratados foram a "Cidadania e Participação para uma cidadania global”, "Empenhamento cívico e inovação social”, "Voluntariado nacional e internacional” e "Responsabilidades das Entidades promotoras e dos voluntários”. Para a abordagem destes conteúdos, a facilitadora Concha Telles, propôs atividades práticas e exercícios, que conseguiram gerar um ambiente descontraído, no qual os formandos se sentiram à vontade para participar e refletir sobre os temas propostos e a sua aplicabilidade quer no dia-a-dia como em contexto de voluntariado internacional.


 


Diferentes dinâmicas durante a formação


Os participantes, associados da Sol sem Fronteiras e muitos dos quais em preparação para partir nos próximos meses, mostraram-se muito disponíveis para a partilha e abertos à reflexão, uma vez que a formação permitiu que cada pessoa partilhasse pontos de vista diferentes do seu em diversos temas.

 

No final, fazendo um balanço de expectativas, todos os formandos concordaram na relevância desta ação de formação, quer seja para quem vai partir proximamente em contexto de voluntariado, quer seja para quem pretende absorver conteúdos e replicá-los em outros contextos.

 

Esta formação foi organizada pela Solsef, certificada pela COMPETIR S.A., na qualidade de entidade formadora, e contou com o apoio do programa Formar + do IPDJ.

 

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt