15 de Julho, 2024

O projeto Sons de Bem-Estar está atualmente a meio da sua implementação

O projeto Sons de Bem-Estar está atualmente a meio da sua implementação. Esta iniciativa é promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ, I.P.) no âmbito do dispositivo 2.2. do Programa Cuida-te+. Na Sol sem Fronteiras, orgulhamo-nos de estar a executá-la em colaboração com a musicoterapeuta Ana Matos, com o objetivo de promover a educação para a saúde através da música entre os jovens. Atualmente, já estamos a meio caminho da implementação e os resultados até agora são muito positivos.

Promoção da saúde juvenil

Desde março até julho, implementámos 24 sessões destinadas a jovens dos 12 aos 25 anos. Durante estas sessões, trabalhámos a educação para a saúde de forma envolvente e participativa, abordando quatro áreas importantes na vida dos jovens. Na área do bem-estar afetivo, promovemos a importância dos afetos e do respeito nas relações afetivas. Na saúde mental, focámo-nos no autoconhecimento emocional e na autorregulação. No que diz respeito aos comportamentos aditivos, informámos sobre os tipos de adições, os efeitos das dependências e os fatores de risco e proteção. Por fim, na área da alimentação e atividade física, explorámos as influências sociais, culturais e económicas nas escolhas alimentares e incentivámos a atividade física com atividades lúdicas. Desta forma, procurámos melhorar a saúde juvenil através destas sessões.

Envolvimento dos jovens

As sessões têm demonstrado um impacto muito positivo em cada uma das áreas abordadas. Proporcionaram um espaço seguro onde os jovens atuam e podem expressar as suas emoções e debater sobre cada uma das temáticas propostas. Como resultado, os questionários aplicados antes e depois de cada sessão revelaram um aumento significativo nos níveis de bem-estar dos participantes, pois os jovens afirmam sentir-se mais tranquilos, felizes e ganhar consciência sobre os temas abordados.

Além disso, o feedback das instituições educativas envolvidas sublinha a importância de iniciativas como esta, uma vez que as questões ligadas à saúde mental estão cada vez mais presentes nos jovens e, por isso, existe uma forte necessidade de criar respostas inovadoras para abordar esta realidade.

A Sol sem Fronteiras agradece a todas as instituições e jovens que têm participado ativamente, uma vez que a sua disponibilidade é fundamental para o sucesso das atividades.

O projeto Sons de Bem-Estar está atualmente a meio da sua implementação. Até dezembro, iremos implementar mais 36 sessões, totalizando 60 ao final da sua execução. Assim sendo, cada sessão será uma oportunidade para continuar a promover a educação para a saúde pela música entre os jovens participantes, proporcionando-lhes ferramentas para uma vida mais saudável e equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *