Os Projetos de Cooperação e Desenvolvimento são a principal área de atuação da Solsef e consubstanciam-se em ações concretas que promovem o desenvolvimento sustentado das populações em locais desfavorecidos nos países em desenvolvimento – em particular, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Para além de procurar responder às necessidades sentidas pela população, os projetos da Solsef têm como fator determinante a sustentabilidade dos mesmos. Assim, os projetos devem servir os beneficiários de forma continuada no tempo, criando condições para que possam permanecer ou ajudar ao desenvolvimento pessoal e da região, não apenas no momento da intervenção, mas criando efeitos que se multipliquem no tempo e nos beneficiários diretos e indiretos, promovendo ainda uma maior autonomia para quem participa nos mesmos.
Estes Objetivos foram inspirados pelas Nações Unidas, em Setembro de 2015, e acolhidos pela Sol sem Fronteiras por visarem a criação de patamares essenciais de desenvolvimento em áreas que têm vindo a ser o objeto essencial da nossa intervenção: a Educação e a Saúde.
Desde a sua fundação que a Sol sem Fronteiras tem tido uma preocupação com o desenvolvimento e promoção do ser humano em duas das suas fases mais decisivas: a infância e a juventude, dada a sua extrema importância para o desenvolvimento pessoal e para o leque de opções futuras de cada indivíduo.
Assim, os nossos projetos têm um enfoque especial nesta faixa etária, procurando atuar ao nível da educação e da saúde, áreas essenciais para se tornarem adultos preparados física, psicológica, cultural e educacionalmente para darem o seu contributo às suas famílias, comunidades e sociedade em que se inserem.