1. Acabar com os preconceitos culturais e impulsionar atitudes solidárias através do método de ensino – aprendizagem.
2. Criar uma atitude crítica para o logro do direito ao desenvolvimento humano sustentável das populações tendo em conta a nossa localização numa aldeia global interligada e, portanto, o necessário sentido de pertença a uma cidadania global com princípios universais.
1. Formar as pessoas para combater estereótipos e prejuízos relacionados com outros povos e culturas.
2. Capacitar as pessoas para a compreensão crítica e a participação no desenvolvimento local e internacional.
3. Capacitar os cooperantes e os agentes de cooperação públicos e privados.
4. Contribuir para a análise crítica da cooperação para a sua atualização permanente.
5. Impulsar à democracia participativa e à cultura solidária.
6. Lograr apoio social para dar credibilidade às políticas e à ação de cooperação.
O método de ensino-aprendizagem é a principal ferramenta de implementação em ED e baseia-se no seguinte ciclo no comportamento humano:
Tem o objetivo geral de alertar para problemáticas e situações, causas e alternativas justas, equitativas e solidárias, despertando questionamentos, reflexões e vontade de conhecer, aprender mais e agir em coerência.
Constitui o "coração” da ED porque promove a aprendizagem da leitura crítica das desigualdades locais e globais, num contexto de interdependência e de identificação das suas causas, e a mobilização para o compromisso com a transformação destas realidades.
Dirige-se a quem tem poderes de decisão (político, económico, religioso, entre outros), tanto ao nível local como nacional e supranacional, e trata de fornecer argumentos a pessoas ou instituições com poder para tomar decisões significativas, de modo a que respeitem compromissos publicamente assumidos e possam mudar as políticas vigentes ou infletir medidas em preparação.
1. Educação Formal: Educação regulada de forma legislativa (Ensino Pré-escolar, Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário não Superior e Ensino Superior).
2. Educação Não Formal: Educação não regulada de uma forma legislativa mas sim estruturada por objetivos e conteúdos: Associações, Fundações, ONGD, Empresas e Sindicatos.
3. Educação Informal: Educação não regulada de uma forma legislativa e não estruturada por objetivos e conteúdos: Atividades da Sociedade Civil (manifestações, greves, entre outros).