Arte-fato
A ação "Arte-fato” visa sensibilizar o público-alvo institucional, principalmente jovens seguidores das redes sociais da Sol sem Fronteiras (nomeadamente Facebook e Instagram, com perto de 8000 seguidores), a partir dos princípios da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, através da aplicação da pedagogia 3.0 apoiada em elementos audiovisuais (Post, Gifs, PITCH, etc.) elaborados com base em técnicas das "artes gráficas”.
Objetivo geral: sensibilizar o público-alvo institucional, principalmente jovens seguidores das redes sociais da Sol sem Fronteiras, a partir dos princípios da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global e através de uma pedagogia 3.0 apoiada em elementos audiovisuais baseados nas "artes gráficas”.
Objetivo especifico: realizar um conjunto de 24 materiais audiovisuais, através das técnicas disponibilizadas pelas "artes gráficas”, sobre temas inerentes à Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (multiculturalidade, tolerância, justiça social, paz, solidariedade, direitos humanos, igualdade de género, meio ambiente, etc.) e aplicando os princípios da pedagogia 3.0. na divulgação dos mesmos.
Foi programada uma avaliação final que será realizada após a conclusão do projeto (outubro de 2020). A avaliação será feita de forma colaborativa com o envolvimento do voluntário, a entidade promotora (Sol sem Fronteiras) e as entidades parceiras que aderiram à iniciativa. A metodologia aplicada para o processo de avaliação, tem por base a análise SWOT, e corresponde ao levantamento da seguinte informação: Forças (Vantagens Internas); Ameaças (Aspetos Externos Negativos); Fraquezas (Desvantagens Internas) e Oportunidades (Aspetos Externos Positivos).
A metodologia de implementação do projeto assenta nas ferramentas proporcionadas pela pedagogia 3.0., aplicada ao processo de sensibilização sobre Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global no âmbito do associativismo jovem, que apresenta 6 pilares fundamentais: 1.- Sensibilizar sobre problemas que valem a pena ser resolvidos (problemas que afetam a sociedade); 2.- Trabalho colaborativo entre jovens para procurar soluções; 3.- Jovens desenvolvem pesquisas auto direcionadas na procura de soluções; 4.- Jovens aprendem a comunicar sobre temas relevantes da sociedade; 5.- Jovens aplicam ferramentas adequadas para cada tarefa e 6.- Jovens aprendem a ser curiosos e criativos perante os desafios da sociedade.
Jacinta Madaleno
De 17 de julho a 17 de outubro
De 8:00h a 14:00h