O que fazemos
Solsef
Arte-fato

Arte- fato, o programa OTL da Jacinta Madaleno em parceria com a Solsef

 

Título do projeto


Arte-fato


Descrição


A ação "Arte-fato” visa sensibilizar o público-alvo institucional, principalmente jovens seguidores das redes sociais da Sol sem Fronteiras (nomeadamente Facebook e Instagram, com perto de 8000 seguidores), a partir dos princípios da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, através da aplicação da pedagogia 3.0 apoiada em elementos audiovisuais (Post, Gifs, PITCH, etc.) elaborados com base em técnicas das "artes gráficas”.

 

Objetivos


Objetivo geral: sensibilizar o público-alvo institucional, principalmente jovens seguidores das redes sociais da Sol sem Fronteiras, a partir dos princípios da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global e através de uma pedagogia 3.0 apoiada em elementos audiovisuais baseados nas "artes gráficas”.

Objetivo especifico: realizar um conjunto de 24 materiais audiovisuais, através das técnicas disponibilizadas pelas "artes gráficas”, sobre temas inerentes à Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (multiculturalidade, tolerância, justiça social, paz, solidariedade, direitos humanos, igualdade de género, meio ambiente, etc.) e aplicando os princípios da pedagogia 3.0. na divulgação dos mesmos.

 

Impacto esperado do projeto

IMPACTO NO MEIO: realização de uma campanha de sensibilização sobre temas atuais que abrangem a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global com realização de, pelo menos, 24 materiais audiovisuais divulgados nas redes sociais da Sol sem Fronteiras (com perto de 8000 seguidores).

IMPACTO NA ASSOCIAÇÃO: consolidação do eixo de atuação de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, no âmbito de atuação da Sol sem Fronteiras, através da pedagogia 3.0. permitindo um aumento do número de seguidores nas redes sociais de, pelo menos, 5% em 2 meses. 

IMPACTO NO VOLUNTÁRIO: realização de um projeto de empreendedorismo social, através do Programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL), com reconhecimento oficial do IPDJ, I.P.

 

Metodologia de avaliação do projeto


Foi programada uma avaliação final que será realizada após a conclusão do projeto (outubro de 2020). A avaliação será feita de forma colaborativa com o envolvimento do voluntário, a entidade promotora (Sol sem Fronteiras) e as entidades parceiras que aderiram à iniciativa. A metodologia aplicada para o processo de avaliação, tem por base a análise SWOT, e corresponde ao levantamento da seguinte informação: Forças (Vantagens Internas); Ameaças (Aspetos Externos Negativos); Fraquezas (Desvantagens Internas) e Oportunidades (Aspetos Externos Positivos).


Metodologias aplicadas para o desenvolvimento do projeto


A metodologia de implementação do projeto assenta nas ferramentas proporcionadas pela pedagogia 3.0., aplicada ao processo de sensibilização sobre Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global no âmbito do associativismo jovem, que apresenta 6 pilares fundamentais: 1.- Sensibilizar sobre problemas que valem a pena ser resolvidos (problemas que afetam a sociedade); 2.- Trabalho colaborativo entre jovens para procurar soluções; 3.- Jovens desenvolvem pesquisas auto direcionadas na procura de soluções; 4.- Jovens aprendem a comunicar sobre temas relevantes da sociedade; 5.- Jovens aplicam ferramentas adequadas para cada tarefa e 6.- Jovens aprendem a ser curiosos e criativos perante os desafios da sociedade.

 

Jovem dinamizadora


Jacinta Madaleno


Data e horários 


De 14 de julho a 13 de outubro

De 8:00h a 14:00h


Com o apoio de
  

Logo IPDJ    Otl logo

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt