Esta ação permitirá desenvolver a estratégia organizacional, no contexto do associativismo jovem, desde o ponto de vista da definição de documentos que ajudem a refletir sobre as questões transversais que afetam à cidadania e o posicionamento institucional face a estas questões.
Assim sendo, a ação tem os seguintes objetivos específicos: (1).- Criar um espaço online que permita a redação conjunta dos documentos estratégicos através da partilha de ideais; (2).- Divulgar os documentos estratégicos resultantes do processo reflexão em equipa e (3).- Utilizar as redes sociais como veículo de dinamização de foros de debate sobre os documentos estratégicos definidos.
A ação "Cidadania no Associativismo Jovem” visa incentivar o associativismo juvenil na perspetiva de promover o pensamento estratégico face a questões transversais da cidadania: igualdade de género; inclusão social; conservação do ambiente; voluntariado; ética na comunicação e cidadania.
Fernanda Marisa Campos
Tarefa: Liderar e dinamizar a definição do documento "Estratégia para a igualdade de género” de acordo com o documento "Rumo a uma União da Igualdade: Estratégia Europeia para a Igualdade de Género 2020-2025” publicado pela União Europeia.
Simone Fernandes
Tarefa: Liderar e promover a definição do documento "Estratégia para a inclusão social” com base no documento "Estratégia para a Inclusão e a Diversidade no domínio da juventude (2014)” promovido pelo Programa Erasmus+.
Ana Gabriela Loureiro
Tarefa: Liderar e impulsionar a definição do documento "Estratégia para a conservação do ambiente” de acordo com o documento "Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade – ENCNB-2025” publicado pelo governo português.
Ana Sofia Simões
Tarefa: Liderar e dinamizar a constituição do documento "Plano de voluntariado” de acordo com o documento "Plano Nacional do Voluntariado” (Resolução do Conselho de Ministros 29-2013, de 8 de maio).
Andraws Santos
Tarefa: Liderar e impulsionar a definição do documento "Plano de ética na comunicação” de acordo com o documento "Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento” (2027) publicado pela Plataforma Portuguesa das ONGD.
Pedro Almeida
Tarefa: Liderar e promover a definição do documento "Código de conduta para a cidadania” tomando como referência o documento "Código de Conduta das ONGD Portuguesas” (2017) publicado pela Plataforma Portuguesa das ONGD.
Sandro Ferreira
Tarefa: Desenho dos Materiais de Divulgação.
Ana Rita Pires Antunes
Tarefa: Dinamização do trabalho online e apoio na procura de materiais complementares.
Marisa Alves
Tarefa: Edição e design dos documentos estratégicos.
Rita Sousa
Tarefa: Coordenação da avaliação da Ação.