O que fazemos
Solsef
Janela aos ODS…

Objetivo Geral

Desafiar, perante a situação de pandemia global, criada pelo aparecimento do Covid-19 e a consequente posição de vulnerabilidade mundial (sem fronteiras) outorgada a cidadania de todos os países, a olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não apenas como objetivos a atingir pelos "países em desenvolvimento”, mas sim como metas a atingir de uma forma global pelos cidadãos do mundo.

Objetivo Específico

Sensibilizar a juventude portuguesa para os ODS através de um ciclo de documentários, com acesso gratuito desde casa, que ajudem a refletir, a partir da interação nas redes sociais da Solsef (com mais de 6000 seguidores), sobre áreas estratégicas para o desenvolvimento.

 

Área de Intervenção

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Atividades

 

ODS 1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Através do documentário The End of Poverty? gostaríamos de refletir sobre as causas da pobreza no mundo como ponto de inflexão para conceber o objetivo de acabar com a pobreza sob todas as suas formas.

Participa do debate no dia 11-04-2020 aqui


ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

A partir do documentário Zap! The Weapon Is Food desafiamos-vos a refletir sobre o direto à alimentação como a mais elementar obrigação das nações perante os cidadãos do mundo.

Participa do debate no dia 12-04-2020 aqui


ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Com o documentário Slim Hopes gostaríamos de ajudar a refletir sobres os cânones de beleza transmitidos pela publicidade dos países autonomeados "desenvolvidos”, e a sua influência na saúde e no bem-estar da população, sobretudo dos jovens, pois o aceso ao bem-estar não parece condição suficiente para uma sociedade fomentar modos de vida saudável.

Participa do debate no dia 18-04-2020 aqui


ODS 4 - Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Com o documentário UnSlut gostaríamos de desafiar-vos a refletir sobre a inclusão nas escolas, a problemática do bullying e o paradoxo das sociedades de países autodenominados "desenvolvidos” que, ainda com possibilidades de acesso a educação de qualidade, não são imunes a problemáticas, como o bullying, que impedem o direito à educação de muitos jovens, perpetuam o isolamento social e até provocam casos de suicídio.

Participa no debate no dia 19-04-2020 aqui


ODS 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Em muitas partes do mundo, ainda hoje, as meninas são assassinadas e abandonadas simplesmente porque são meninas. Através do documentário It’s a Girl, desafiamos-vos a refletir sobre a formas de micro-machismo e macro-machismo que ainda hoje vivenciamos em conivência.

Participa no debate no dia 25-04-2020 aqui


ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

O processo de privatização da agua doce no mundo leva a refletir sobre a ética na gestão dos recursos naturais que são elementares para a vida. Com o documentário Flow — For The Love of Water, animamos-vos a refletir sobre o direto à água para todos.

Participa no debate no dia 26-04-2020 aqui

 

ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Através do documentário Energy War, desafiamos-vos à reflexão critica sobre "não vale tudo” para conseguir fontes de energia que façam funcionar as indústrias dos países autodenominados "desenvolvidos”. Os interesses económicos não podem antepor-se aos interesses humanos por muito apreciado que seja o bem em disputa.

Participa no debate no dia 02-05-2020 aqui


ODS 8 -  Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Quem realmente paga o preço das nossas roupas? É a pergunta refletiva que gostaríamos de colocar no âmbito do documentário The True Cost, a fim de debater sobre o verdadeiro custo da industria têxtil atual.

Participa no debate no dia 03-05-2020 aqui


ODS 9 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

O debate não é "industria sim” versus "industria não”, o debate é que "tipo de industria” e que "condições para os trabalhadores” estamos dispostos a aceitar para não cair na cumplicidade com a escravidão do século XXI. Aconselhamos o documentário Made in Bangladesh, como fio condutor da reflexão.

Participa no debate no dia 09-05-2020 aqui


ODS 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Longe de terminar com a abolição da escravatura, o comércio de seres humanos prospera mais do que nunca. As diversas formas de tráfico de seres humanos, no século XXI, são as mais evidentes provas da existência de desigualdades, nacionais e internacionais, entre os seres humanos. Recomendamos a série de documentários Slavery. A 21st Century Evil para ajudar a posicionar-nos perante a pandemia mundial da escravidão.

Participa no debate no dia 10-05-2020 aqui

 

ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

"Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” não pode ficar apenas slogan… A insalubridade das cidades apresenta um impacto direto na saúde e bem-estar das pessoas. O documentário China’s Dirty Secrets fala sobre os custos humanos da ineficácia no tratamento de resíduos industriais.

Participa no debate no dia 16-05-2020 aqui

 

ODS 12-  Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Só a premissa do "consumo”, não assegura o acesso à qualidade de vida… Através do documentário Consumerism and the Limits to Imagination, pretende-se refletir sobre os limites ambientais e sociais do capitalismo.

Participa no debate no dia 17-05-2020 aqui


ODS 13 -Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Através do documentário Merchants of Doubt queremos ajudar a refletir sobre a tática da "contra-argumentação”, na base do "negacionismo”, mesmo que falácia, contra as evidências cientificas que advertem das alterações climatéricas.

Participa no debate no dia 23-05-2020 aqui

 

ODS 14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Assegura-se que não existem oceanos livres de micro-plásticos no mundo e todas as praias contam com micropartículas plásticas em mistura com a areia. Partículas plásticas são ingeridas pelos peixes e entram diretamente na cadeia alimentária dos seres humanos. O documentário Micro-Plasticsreflete sobre a necessidade de frenar a contaminação dos oceanos.

Participa no debate no dia 24-05-2020 aqui


ODS 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

O documentário The Genetic Conspiracy — Following the Trail faz pensar sobre se os alimentos geneticamente modificados surgem à luz de verdadeiras evidências científicas que possam sustentar a sua suposta mais valia para obter rendimentos mais altos e combater a fome no mundo.

Participa no debate no dia 30-05-2020 aqui

 

ODS 16 Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

O documentário Children of War quer ser um legado à esperança na reabilitação psicossocial das crianças treinadas para a guerra. Uma esperança para a justiça e a paz no mundo.

Participa no debate no dia 31-05-2020 aqui


ODS 17 Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

A Food or Famine analisa projetos na América do Norte, Chile, Indonésia, África e Índia que estão a participar de um movimento mundial para retornar métodos locais de cultivo baseados nos princípios da ecologia. É um documentário inspirador para o estabelecimento de parcerias globais como via para atingir o desenvolvimento humano sustentável.

Participa no debate no dia 06-06-2020 aqui


Recursos 


Após reflexão, podes passar à ação através das 170 ações diárias propostas pelas Nações Unidas.



Beneficiários



Diretos: 6000 seguidores das redes sociais da Solsef

Indiretos: 12000 pessoas (efeito multiplicador dos destinatários diretos)


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt