O que fazemos
Solsef
Jovens e Inclusão
Sol sem Fronteiras - Jovens e Inclusão


Nome do projeto

 

Jovens e Inclusão


Áreas de atividade

 

Direitos Humanos

 

Descrição

 

A ação "Jovens e Inclusão Social” visasensibilizar sobre a "Inclusão”, enquanto eixo de atuação mais recente da Sol sem Fronteiras (Solsef), através do relato da história de vida de jovens refugiados em Lisboa. A abordagem do conceito "Inclusão” terá como ponto de partida os postulados da União Europeia (SEMESTRE EUROPEU - FICHA TEMÁTICA INCLUSÃO SOCIAL, 2017): "a inclusão é o processo que assegura que aquelas pessoas que estão em risco de pobreza e exclusão social, tenham as oportunidades e recursos necessários para participar completamente na vida económica, social e cultural, disfrutando de um nível de vida e bem-estar que seja considerado normal na sociedade de acolhimento”.


Esta ação permitirá desenvolver a estratégia organizacional, no contexto do associativismo jovem, desde o ponto de vista da criação de conteúdos de Educação para a Cidadania Global que ajudem a refletir sobre as questões que afetam à componente de inclusão na cidadania e ao posicionamento institucional face a estas questões.

 

Objetivos

 

A ação "Jovens e Inclusão Social” visa o objetivo geral de trabalhar pela "Inclusão” através da sensibilização da sociedade portuguesa sobre a situação dos jovens refugiados em Lisboa. Por outro lado, enquanto objetivo específico, a ação visa realizar um documentário, através da recolha de histórias de vida de jovens refugiados em Lisboa, abordando vários aspetos vinculados com "Inclusão” (língua, educação, emprego, habitação, saúde, cultura, etc.) e tendo em conta que os jovens voluntários da atividade são conhecedores do assunto abordado na primeira pessoa.

 

Metodologia aplicada no desenvolvimento do projeto

 

A metodologia assenta nas ferramentas proporcionadas pela etnografia visual (fundamenta-se na utilização de imagens como instrumentos adequados para a observação, a descrição e analise da realidade humana) aplicadas ao relatório de historias de vida (consistem na análise do relato, efetuado através de testemunhos, sobre uma determinada realidade social).

 

Metodologias aplicadas na avaliação do projeto

 

Aavaliação será feita de forma colaborativa com o envolvimento dos voluntários e a entidade promotora (Solsef). A metodologia aplicada para o processo de avaliação, tem por base a análise SWOT, e corresponde ao levantamento da seguinte informação: Forças (Vantagens Internas); Ameaças (Aspetos Externos Negativos); Fraquezas (Desvantagens Internas) e Oportunidades (Aspetos Externos Positivos).

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt