O que fazemos
Solsef
A nova (A)normalidade
Marcos Canjongo | Voluntário do projeto A nova (A)normalidade

Título do projeto

A Nova (A)normalidade: A convivência com o Covid-19

 

Descrição


A ação "A Nova (A)normalidade: A convivência com o Covid-19” visa fazer uma análise sociocultural, através da recolha de testemunhos, sobre as novas formas de interação entre os jovens, no âmbito do surgimento da pandemia pelo Covid-19, no contexto de alguns países lusófonos (Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau)

 

Objetivos


Objetivo geral: sensibilizar sobre a "nova normalidade” sociocultural imposta pela Covid-19, no âmbito nacional e além-fronteiras, no contexto da socialização entre os jovens. Objetivo especifico: realizar um documentário, através da recolha de testemunhos, sobre as novas formas de interação entre os jovens no âmbito do surgimento da pandemia pelo Covid-19 em alguns países lusófonos (Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau).

 

Impacto esperado do projeto


IMPACTO NO MEIO: realização de uma campanha de sensibilização sobre a "nova normalidade” sociocultural imposta pelo Covid-19, além-fronteiras, no âmbito da interação entre jovens com participação de, pelo menos, 50 testemunhos de jovens do Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau. 


NA ASSOCIAÇÃO: divulgação de um documentário, em "open license”, sobre as novas formas de interação entre os jovens no âmbito do surgimento da pandemia pelo Covid-19, em alguns países lusófonos (Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau), nas redes sociais da Sol sem Fronteiras (com perto de 8000 seguidores). 


IMPACTO NO VOLUNTÁRIO: realização de um projeto de empreendedorismo social, através do Programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL), com reconhecimento oficial do IPDJ, I.P.

 

Metodologia de avaliação do projeto

 

Foi programada uma avaliação final que será realizada após a conclusão do projeto (setembro de 2020). A avaliação será feita de forma colaborativa com o envolvimento do voluntário, a entidade promotora (Sol sem Fronteiras) e as entidades parceiras que aderiram à iniciativa. A metodologia aplicada para o processo de avaliação, tem por base a análise SWOT, e corresponde ao levantamento da seguinte informação: Forças (Vantagens Internas); Ameaças (Aspetos Externos Negativos); Fraquezas (Desvantagens Internas) e Oportunidades (Aspetos Externos Positivos).

 

Metodologia aplicadas para o desenvolvimento do projeto

 

A metodologia de implementação do projeto assenta nas ferramentas proporcionadas pela etnografia visual aplicadas ao relatório de historias de vida. Por um lado, a etnografia visual forma parte da antropologia social e fundamenta-se na utilização de imagens (estáticas ou em movimento) como instrumentos adequados para a observação, a descrição e analise da realidade humana. Por outro lado, os relatos de historias de vida são uma técnica de investigação qualitativa que consiste na análise do relato, efetuado através de testemunhos, sobre uma determinada realidade social.

 

Jovem Dinamizador

 

Marcos Canjongo

 

 

Data e horários
 

De 14 de julho a 14 de outubro

Das 9:00h às 12:00h e das 15:00h às 18:00h


 
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt