O que fazemos
Solsef
Empreendedorismo Social
Empreendedorismo Social da Sol sem Fronteiras

Descrição

A ação "Empreendedorismo Social” visa dar um estímulo à profissionalização da loja solidária da Sol sem Fronteiras (Solsef) através do desenvolvimento de um plano de negócio social que contempla o registo e divulgação da marca comercial "Prenda Solidária”, o estudo de viabilidade do atelier de costura "EmpoderArte” e a pesquisa de nichos de negócio alternativos, no âmbito do consumo responsável e amigável perante produtos e serviços fornecidos por entidades do terceiro setor, que garantam a sustentabilidade da loja a longo prazo. Por um lado, a ação assenta nos princípios da iniciativa "Youth on the Move", definida pela Comissão Europeia em 2010, que promove medidas que melhorem a empregabilidade dos jovens. Por outro lado, a ação vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis –ODS, proclamados pelas Nações Unidas em 2015, concretamente no que diz respeito do Objetivo 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e a correspondente meta 8.a. (desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens […]).

Objetivos Gerais

1.- Profissionalizar a loja solidária da Sol sem Fronteiras;

2.- Fornecer uma oportunidade de imersão laboral à jovem dinamizadora.


Objetivos Específicos

1.- Desenvolver um plano de negócio social que contempla o registo e divulgação da marca comercial "PrendaSolidária”;

2.- Realizar um estudo de viabilidade do atelier de costura "EmpoderArte”;

3.- Garantir a sustentabilidade da loja através da ampliação das oportunidades de nichos de mercado.


Impacto Esperado do Projeto

IMPACTO NO MEIO: realização de uma campanha de lançamento da marca "PrendaSolidária”, sob o mote do consumo responsável e amigável perante produtos e serviços fornecidos por entidades do terceiro setor, através das redes sociais da Solsef (com perto de 8000 seguidores);

IMPACTO NA ASSOCIAÇÃO: 1.-Consolidação da marcar PrendaSolidária, no âmbito da profissionalização da loja solidária da Solsef, através do registo enquanto marca comercial; 2.- Consolidação do atelier de costura "EmpoderArte” através da configuração de um plano de viabilidade que permita dar continuidade ao seu funcionamento enquanto espaço de desenvolvimento criativo e de inclusão social e 3.- Ampliação do espaço de mercado da loja solidária da Solsef através da ampliação dos nichos de mercado;

IMPACTO NO VOLUNTÁRIO: realização de um projeto de empreendedorismo social, através do Programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL), com reconhecimento oficial do IPDJ, I.P.


Metodologia de avaliação do projeto

Foi programada uma avaliação final que será realizada após a conclusão do projeto (agosto de 2020). A avaliação será feita de forma colaborativa com o envolvimento do voluntário, a entidade promotora (Sol sem Fronteiras) e as entidades parceiras que aderiram à iniciativa. A metodologia aplicada para o processo de avaliação, tem por base a análise SWOT, e corresponde ao levantamento da seguinte informação: Forças (Vantagens Internas); Ameaças (Aspetos Externos Negativos); Fraquezas (Desvantagens Internas) e Oportunidades (Aspetos Externos Positivos).


Metodologias aplicadas para o desenvolvimento do projeto

A metodologia de implementação do projeto assenta nas ferramentas proporcionadas pelo conceito "empreendedorismo social”, que apresenta três modelos de valor social acrescido: 1.- Modelos em que o produto ou o serviço cria valor social por si próprio; 2.- Modelos em que o trabalho produz valor social para coletivos vulneráveis; 3.- Modelos em que a matéria-prima gera valor social e 4.- Modelos em que o lucro do negócio reverte para ações com valor social. Através da loja solidária, a Solsef tem pretendido implementar um plano de "empreendedorismo social” baseado na conjunção de dois Modelos: a.- Modelo em que o trabalho cria valor social para coletivos vulneráveis (criação do atelier EmpoderArte) e b.- Modelo em que o lucro do negócio reverte para ações com valor social (financiamento de projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento).


Jovem Dinamizadora

Mariana Cihan



O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt