12 de Novembro, 2024
O impacto do Centro Social Sereboqui na vida de Milena
Em Buena Vista, uma zona rural da Bolívia, a juventude enfrenta grandes desafios que vão desde a falta de oportunidades educativas até problemas como o consumo de drogas ou as gravidezes precoces. Neste contexto, a construção do Centro Social Sereboqui, promovido pela Sol sem Fronteiras (Solsef) em parceria com os Missionários do Espírito Santo e a comunidade local da Paróquia de Los Santos Desposórios, oferece uma possibilidade de formação que possa responder a estes problemas sociais.
Fabián e a transformação através da música
Para muitos pais da comunidade, o Centro Social é fundamental. Milena, mãe de Fabián, partilhou connosco a importância que este espaço terá para o seu filho, que é uma criança hiperativa. Atualmente, Fabián já participa na orquestra missional promovida pela Paróquia, onde encontra um espaço seguro para aprender e crescer.
Milena explica como a música tem tido um papel importante no dia a dia de Fabián. Participar na orquestra ajudou-o a desenvolver a capacidade de concentração e responsabilidade. Por isso para ela, emocionante ver o filho encontrar na música uma forma de se expressar e aprender valores.
“Agora é mais responsável porque tem de se responsabilizar pelo seu violino, cuidar dele e estar sempre atento à hora das aulas.”
As condições atuais e a necessidade de melhorias
Apesar do impacto positivo da orquestra, as condições para as aulas atualmente não são as ideais. Por isso, o novo Centro Social Sereboqui vai oferecer também uma estrutura adequada para as atividades da orquestra. Assim, as crianças e jovens poderão aprender música com salas climatizadas, espaços de armazenamento para os instrumentos e casas de banho.
O Centro Social como um espaço de crescimento e inclusão
Milena vê o futuro Centro Social como um projeto que vai além das necessidades imediatas. Para ela, é uma oportunidade para os jovens de Buena Vista terem acesso a atividades que os afastem de contextos de risco.
“Creio que oferecer-lhes centros educativos onde possam estar ocupados a fazer coisas produtivas será muito benéfico para os jovens da comunidade e das comunidades à volta, que também serão apoiadas.”
A Solsef, através deste projeto, visa fortalecer o trabalho da Paróquia e da orquestra, garantindo que este espaço não só apoie a educação musical, mas também funcione como um local de encontro e inclusão para jovens e famílias da comunidade.
Parcerias e financiamento
A construção do Centro Social Sereboqui resulta da colaboração entre várias entidades: Sol sem Fronteiras, Missionários do Espírito Santo e a comunidade local da Paróquia de Los Santos Desposórios. Por outro lado, o financiamento será assegurado pela Solsef através da Prenda Solidária, bem como as Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana e contribuições da comunidade local.
Agradecemos de coração à Família Espiritana pelo seu esforço e a quem nos apoia através da Prenda Solidária. Entre todos conseguiremos que jovens como Fabián continuem a desenvolver-se em segurança.
Deixe um comentário