A Sol sem Fronteiras nasceu a partir do movimento Jovens sem Fronteiras, membros da família espiritana, pelo que a ligação que a nossa ONGD mantém com esta congregação é estrutural. Os Jovens sem Fronteiras continuam intimamente ligados à Solsef - constituem as nossas equipas, participam nas Feiras sem Fronteiras, levam a cabo as nossas campanhas de Loja Solidária e divulgam o nosso nome, a nossa imagem e a nossa missão nas suas atividades. São, sem dúvida, os nossos ramos e a nossa força.
Já a própria congregação dos Missionários e das Missionárias do Espírito Santo é também muito importante para a nossa ONGD. Partilham connosco as suas infraestruturas, ajudam-nos em tudo o que precisamos, estão sempre disponíveis para nos apoiar, divulgar as nossas iniciativas e caminhar ao nosso lado. Têm sido o parceiro ideal, que nos faz crescer nos nossos projetos e na nossa conduta e nunca hesitam em ajudar em qualquer questão. São um parceiro não só a nível nacional, como internacional, uma vez que têm trabalhado connosco, por exemplo, em Moçambique e juntos temos feito o Sol nascer para todos através de novas infraestruturas, formações e equipamentos.
Também destacamos a relação que temos vindo a manter com o CEPAC, a IPSS que partilha o edifício da sede connosco - temos explorado sinergias continuamente, caminhando de mãos dadas rumo a um mundo melhor. Aproxima-se um futuro ainda mais unido, através de novos projetos e de uma ligação próxima que se vê numa disponibilidade completa em prestar apoio em diversas ocasiões e em contribuir para o sucesso mútuo.