A Sol sem Fronteiras, enquanto organização ativa na sociedade, participa em várias redes institucionais de consulta, organização e dinamização social.
Plataforma Portuguesa das ONGDS
A Plataforma Portuguesa das ONGDs emerge como resultado da combinação das idiossincrasias das suas associadas e da necessidade das mesmas de se posicionarem enquanto interlocutores privilegiados, tanto do Governo português, como de Instituições de carácter supra-governamental, no que se refere à construção de políticas de desenvolvimento e cooperação.
A missão da Plataforma Portuguesa das ONGD é contribuir para melhorar e potenciar o trabalho, a nível político, legislativo e social, promovendo as boas práticas, das ONGD Portuguesas.
A Sol sem Fronteiras está inscrita no programa
Erasmus + como organização disponível para receber voluntários através do Serviço de Voluntariado Europeu até 2020. Se o Sol nasce sem Fronteiras, também o voluntariado deve estar ligado sem Fronteiras, unidos pelo desenvolvimento internacional.
A Sol sem Fronteiras está inscrita no Programa Viveuropa do Governo de Espanha como organização disponível para receber estagiários.