26 de Abril, 2023

Sol sem Fronteiras agradece apoio das Paróquias com novo vídeo

Em 2023 a Sol sem Fronteiras comemora 30 anos de vida. Já são 30 anos a lutar por um mundo mais justo, empenhados, acima de tudo, em levar uma educação de qualidade a crianças e jovens de todo o mundo!

Durante estes anos já trabalhámos em 9 países e desenvolvemos mais de 50 projetos que mudaram para melhor a vida de milhares de pessoas. No entanto, ao longo de todos estes anos também tem havido grandes desafios e um dos maiores tem sido a procura de autofinanciamento. Felizmente, desde sempre que a Solsef tem contado com o apoio incondicional de todas as comunidades incluídas na nossa Rede de Paróquias pela Solidariedade.

A Solsef trabalha lado a lado com muitas comunidades paroquiais de norte a sul de Portugal e este apoio concretiza-se de várias formas.

Banquinhas solidárias de norte a sul do país

Uma delas é a dinamização de vendas solidárias. Dezenas de paróquias permitem-nos visitar as suas comunidades anualmente para apresentar o nosso trabalho e dinamizar bancas solidárias no fim das eucaristias. Este trabalho é realizado por voluntários, que são a cara da Solsef na hora de apresentar os nossos projetos e que também montam as bancas e estão sempre prontos para ajudar e resolver qualquer dúvida.

Assim, as vendas são muito mais do que uma simples transação comercial. Elas representam uma rede de solidariedade que se estende a cada pessoa que compra um produto, a cada voluntário que doa o seu tempo e esforço, e a cada projeto social que é mantido pela Sol sem Fronteiras.

Cada produto vendido nas bancas significa uma contribuição para a continuidade dos projetos sociais que impactam tantas vidas além-fronteiras, principalmente na área da educação. Cada voluntário que se envolve nas vendas torna-se, também, num agente de transformação, levando consigo os valores da solidariedade e da empatia. E cada visita às paróquias mostra que a união e a colaboração podem fazer a diferença na construção de um mundo mais justo e igualitário.

A Solsef também trabalha com vários grupos e movimentos paroquiais

Por outro lado, o apoio das comunidades da nossa rede de paróquias pela solidariedade concretiza-se também através do trabalho conjunto com vários grupos e movimentos paroquiais. Principalmente da Família Espiritana, como por exemplo os grupos de Jovens sem Fronteiras ou os grupos da LIAM. Estes grupos, formados por pessoas com grande compromisso e espírito de missão, também se empenham na realização de atividades de angariação de fundos, que revertem para apoiar causas nobres, entre as que se encontram os projetos da Solsef.

Com esta reportagem queremos visibilizar o enorme contributo que cada uma das paróquias da nossa rede faz, que tem um impacto positivo direto na vida de tantas e tantas pessoas. Esperemos que, nos próximos 30 anos, esta rede de solidariedade continue a fortalecer-se, para que possamos construir juntos um futuro melhor para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *