2 de Junho, 2022

Percurso da Professora Teresa Santos

Hoje queremos dar a conhecer melhor o percurso da Professora Teresa Santos, que trabalha connosco no projeto “Capacitação Pedagógica”.

A profª Teresa, voluntária da Ser Mais Valia, está em Bafatá (Guiné-Bissau) há pouco mais de um mês. Nesta cidade africana está a dinamizar uma formação de “Competências transversais na docência (escola, família e sociedade)” destinada ao corpo docente de três escolas. Mais concretamente, as três escolas abrangidas pelo projeto “Capacitação Pedagógica”, que decorre em parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá e graças o cofinanciamento do Instituto Camões I.P.

Habilitações académicas da profª Teresa Santos

A presença da profª Teresa em Bafatá está a fazer uma grande diferença entre os formandos, graças à experiência ganha durante toda uma vida dedicada à psicopedagogia. A começar pelas habilitações académicas, o seu percurso é muito rico.

Em 1979 finalizou o Curso Superior de Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Já nessa altura começou o seu interesse no trabalho com crianças com necessidades educativas especiais, pois integrou a equipa de apoio a alunos com surdo-cegueira congénita durante o seu estágio no Centro Infantil Helen Keller.

Assim, continuou a aprofundar nesta área e em 1987 obteve o título de Mestre em Educação Especial pela Faculty of Education – Univ. Birmingham (Inglaterra).

No entanto, o interesse pela vida académica não ficou por aí e no ano 2007 a profª Teresa obteve mais um título. Nesse caso, o de Doutora em Psicologia Aplicada – especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade Nova de Lisboa e Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) com a Tese “Olhares sobre a Diferença: representações de crianças e jovens”.

Percurso profissional orientado à formação

Entre as experiências académicas, a profª Teresa desenvolveu também uma prolífica carreira tanto como psicóloga como formadora.

Durante a década dos anos 80 trabalhou com crianças enquanto psicóloga. Sobretudo, na observação/diagnóstico e acompanhamento de crianças e jovens a frequentarem os estabelecimentos de educação especial. Durante estes anos também trabalhou em projetos de sensibilização para a problemática da deficiência, através da organização de colóquios e exposições, entre outras.

A partir do ano 1989 a profª Teresa focou-se no trabalho enquanto formadora. Assim, durante muitos anos, desenvolveu muitas e muito variadas experiências como docente. Por exemplo, lecionou várias disciplinas nos domínios da Psicologia, da Educação e Educação Especial em cursos de formação inicial, contínua, especializada e profissionalização. Por outro lado, orientou teses de mestrado e doutoramento. Também realizou Supervisão Pedagógica na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. Além disso, coordenou cursos de Orientação Pedagógica, Educação Especial Complementos de Formação, Educação de Infância e do Curso de Mestrado em Educação Especial de 2009 a 2021. Todas as experiências mencionadas são apenas algumas das desenvolvidas pela profª Teresa durante a sua atividade enquanto docente.

Além disso, o percurso da Professora Teresa Santos inclui uma prolífica carreira como investigadora e também realizou mais de 20 publicações relacionadas com área da educação.

A Solsef aposta no voluntariado ético

Na Solsef acreditamos no poder do voluntariado para transformar o Mundo, mas somos cientes de que, para esta mudança acontecer, o voluntariado tem que estar bem planificado. Por este motivo, uma das nossas apostas está a ser o envio para terreno de voluntários sénior plenamente qualificados, como é o caso da profª Teresa.

Assim, conseguimos tornar o voluntariado benéfico numa dupla vertente. Por um lado, contribuímos para um envelhecimento ativo. Pelo outro, contamos com profissionais que colocam a experiência de toda uma vida ao serviço do desenvolvimento.

Desde aqui, só nos resta agradecer à profª Teresa a sua disponibilidade para viajar até à Guiné-Bissau para partilhar os seus conhecimentos com outros docentes. É assim, através da educação, que na Solsef acreditamos que se pode romper o ciclo da pobreza. Por isso, muito obrigado à Teresa Santos pela sua solidariedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *