8 de Março, 2023

Porque é que o Dia Internacional da Mulher continua a ser importante?

O Dia Internacional da Mulher continua a ser importante porque, embora tenham sido feitos progressos em termos de igualdade de género, ainda não existe no mundo nenhuma sociedade plenamente equitativa.

Desigualdade de género em Portugal

Podemos começar esta análise pela realidade portuguesa. Em Portugal, na atualidade, em termos de emprego, as mulheres ainda continuam a ganhar em média menos do que os homens. De acordo com o último relatório do Gender Equality Index de 2021, cerca de 14% menos, o que significa que é um dos valores mais elevados da UE. Por outro lado, as mulheres também são frequentemente sub-representadas em posições de liderança.

A situação inverte-se em casa, onde as protagonistas são elas. De acordo com o anterior Relatório, as mulheres em Portugal gastam mais do dobro do tempo que os homens em trabalhos domésticos e de cuidados. Isto tem consequências significativas para a carreira profissional das mulheres: 15 anos depois do nascimento do primeiro filho, a diferença entre o vencimento das mulheres e dos seus parceiros aumenta em 32%. Além disso, as mulheres em Portugal têm maior probabilidade de trabalhar em empregos a tempo parcial do que os homens, o que também pode limitar suas perspetivas de progressão na carreira.

Além disso, as mulheres enfrentam ainda violência e discriminação baseada em género em várias formas, incluindo assédio sexual e tratamento desigual no sistema de justiça.

A situação das mulheres nos países em desenvolvimento

O Dia Internacional da Mulher é importante, também, porque oferece uma oportunidade para refletir sobre a situação das mulheres no mundo. Se bem os dados podem variar significativamente entre diferentes países e regiões, a situação das mulheres agrave-se nos países em desenvolvimento.

Por exemplo, continuam a ter um acesso limitado à educação. As mulheres e as raparigas nos países em desenvolvimento muitas vezes têm menos acesso à educação do que os homens e os rapazes. Segundo a UNESCO, cerca de 130 milhões de raparigas em idade escolar não frequentam a escola.

Também existem taxas mais altas de pobreza feminina. As mulheres são mais suscetíveis do que os homens de viver em situação de pobreza extrema. De acordo com o Banco Mundial, mais de 70% das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza no mundo são mulheres.

Outro dos grandes problemas que enfrentam é o casamento precoce. O casamento precoce é uma prática comum em muitos países em desenvolvimento, o que pode limitar as oportunidades de educação e emprego para as raparigas e mulheres. Segundo a UNICEF, cerca de 12 milhões de raparigas são casadas antes dos 18 anos, todos os anos.

Por outra parte, há mais prevalência de violência de género. Este tipo de violência contra as mulheres é uma questão generalizada nos países em desenvolvimento, com as mulheres e as raparigas a enfrentarem maior risco de violência física e sexual. De acordo com a ONU, uma em cada três mulheres em todo o mundo já foi vítima de violência sexual ou física.

O Dia Internacional da Mulher continua a ser importante

Portanto, ainda faz muito sentido celebrar e reivindicar esta data. O Dia Internacional da Mulher continua a ser importante porque é uma oportunidade para visibilizar esta problemática e para destacar a importância do empoderamento das mulheres em todos os aspetos da vida.

Neste dia, também queremos lembrar o trabalho em prol do empoderamento feminino que desenvolvemos na Sol sem Fronteiras pois todos os nossos projetos e, especialmente os projetos de Cooperação Internacional, pretendem sociedades mais justas e equitativas.

Em resumo, o Dia Internacional da Mulher serve como um lembrete de que ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar uma verdadeira igualdade de género em Portugal e no mundo. E todos temos um papel a desempenhar na criação de uma sociedade mais justa, por isso, vamos trabalhar em conjunto para alcançar esta meta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *