12 de Agosto, 2022

Primeira notícia da Ponte 2022

Hoje partilhamos a primeira notícia da Ponte 2022. Este é um projeto de voluntariado de curta duração fruto da parceria entre os Jovens sem Fronteiras, os Missionários do Espírito Santo e a Solsef sem Fronteiras que decorre todos os anos durante o mês de agosto. Neste ano, o grupo partiu para Caió, na Guiné-Bissau, e, através deste texto, podemos conhecer como estão a correr os primeiros dias desta experiência de intercâmbio entre jovens de países e realidades tão diferentes.

———

O nosso projeto arrancou oficialmente dia 4.

Partimos rumo a Bissau onde ficamos até dia 6, mais um dia do que o suposto, devido às condições meteorológicas.

Chegado o dia, fizemo-nos à estrada durante cinco longas horas de muitos saltos e sobressaltos.

O aproximar da floresta denunciava a chegada a Caió. E chegámos! Fomos recebidos pelas Irmãs Espiritanas (que nos acolherão durante todo o mês na sua casa) e por toda a comunidade que percorreu os caminhos da tabanca para virem ao nosso encontro.

Ao longo desta primeira semana, várias foram as atividades que fomos fazendo e, em todas elas, denota-se o caloroso acolhimento deste povo, bom espelho das temperaturas que aqui se fazem sentir.

A nossa apresentação oficial à Comunidade Católica de Caió foi na missa dominical, onde tivemos oportunidade de integrar o coro: embora haja diversidade de melodias e de letras, conseguimos com que ambas as culturas estivessem presentes.

Um dos trabalhos que as Irmãs nos pediram foi que fizéssemos um levantamento de dados da população na região de Caió, trabalho esse que já teve início em Tubebe, Caió-mete e Ponta Pedra. Esta tarefa tem proporcionado um contacto mais profundo com as pessoas.

A trovoada, os bichos e a distância de casa não nos abalam. Sentimos que a nossa missão em Caió ainda agora começou e que as sementes que lançámos à terra começam já a dar fruto.

 

Si abo bu kumpanhan,

n’ ta sedu ma forti;

si bu sta ku mi,

ninguin n’ ka na medi.

 

Se me acompanhares,

mais forte serei

Se tu estás comigo,

não tenho medo de ninguém.

 

Grupo Ponte’22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *