Países de Intervenção

Brasil

Datas

De janeiro de 2023 a maio de 2024

Objetivos Gerais

Apoiar o acesso a informação sociocultural pela população marajoara, principalmente rural, da Diocese de Ponta de Pedras.

Objetivos Específicos

Potenciar o impacto educativo e a missão de difusão cultural da programação radiofónica das Rádios Educativas da Diocese de Ponta de Pedras, na população marajoara, através da aquisição e renovação dos equipamentos e infraestruturas das rádios, a abertura de uma nova rádio, a reciclagem formativa dos colaboradores e voluntários e a adoção de medidas que visam a sua sustentabilidade.

Beneficiários

5000 Nº beneficiário Diretos
170000 Nº beneficiário Indiretos
50 % de mulheres beneficiárias

Público-alvo

O público-alvo do projeto são os habitantes das ilhas do Marajó, em particular, as comunidades rurais do interior. Estas comunidades são de difícil acesso, apenas por barco e cujas linhas de comunicação (telefónica e internet) são inexistentes na maior parte dos casos. A rádio acaba por ser o único meio de comunicação disponível. Os seis municípios no seu conjunto abrangem mais de 170.000 pessoas, potenciais beneficiários do projeto.

Atividades e Estratégia de Intervenção

  • Melhoramento das condições das rádios Magnificat, Itaguary, São João e São Francisco (através da manutenção das antenas, da aquisição de equipamentos adicionais e da melhoria das infraestruturas) e abertura da nova Rádio Imaculada (conta com uma infraestrutura criada e será alvo de equipamento no âmbito do projeto), visando a abrangência da radiodifusão das Rádios Educativas na totalidade dos municípios, e respetivos habitantes, da Diocese de Ponta de Pedras;
  • Promoção da sustentabilidade das Rádios através da construção de 5 espaços comerciais em Ponta de Pedras;
  • Potencialização dos espaços formativos das Rádios através da construção e equipamento de 1 auditório polivalente e 2 quartos de apoio (incluindo WC) em Ponta de Pedras;
  • Reciclagem formativa dos colaboradores e voluntários vinculados às Rádios Educativas através da implementação de um programa formativo.

Instituições participantes

Fundação de Rádio FM Educadora Itaguary Nossa Senhora da Conceição

Parceiros

Financiadores

Entidades colaboradoras