Países de Intervenção
Brasil
Datas
De janeiro de 2023 a maio de 2024
Objetivos Gerais
Apoiar o acesso a informação sociocultural pela população marajoara, principalmente rural, da Diocese de Ponta de Pedras.
Objetivos Específicos
Potenciar o impacto educativo e a missão de difusão cultural da programação radiofónica das Rádios Educativas da Diocese de Ponta de Pedras, na população marajoara, através da aquisição e renovação dos equipamentos e infraestruturas das rádios, a abertura de uma nova rádio, a reciclagem formativa dos colaboradores e voluntários.
Beneficiários
Público-alvo
O público-alvo do projeto são os habitantes das ilhas do Marajó, em particular, as comunidades rurais do interior. Estas comunidades são de difícil acesso, apenas por barco e cujas linhas de comunicação (telefónica e internet) são inexistentes na maior parte dos casos. A rádio acaba por ser o único meio de comunicação disponível. Os seis municípios no seu conjunto abrangem mais de 170.000 pessoas, potenciais beneficiários do projeto.
Atividades e Estratégia de Intervenção
- Melhoramento das condições das rádios Magnificat, Itaguary, São João e São Francisco (através da manutenção das antenas, da aquisição de equipamentos adicionais e da melhoria das infraestruturas) e abertura da nova Rádio Imaculada (conta com uma infraestrutura criada e será alvo de equipamento no âmbito do projeto), visando a abrangência da radiodifusão das Rádios Educativas na totalidade dos municípios, e respetivos habitantes, da Diocese de Ponta de Pedras;
- Reciclagem formativa dos colaboradores e voluntários vinculados às Rádios Educativas através da implementação de um programa formativo.
Instituições participantes
Fundação de Rádio FM Educadora Itaguary Nossa Senhora da Conceição