15 de Julho, 2024
O projeto Qualificação Pedagógica concluiu com sucesso
O projeto Qualificação Pedagógica concluiu com sucesso. Assim, alcançámos o nosso objetivo principal de melhorar a qualificação pedagógica do Ensino Secundário no setor de Empada, Guiné-Bissau, com o foco no Liceu Dom Settimio Artur Ferrazzetta.
Esta iniciativa, que decorreu durante 11 meses, foi uma parceria entre a Sol sem Fronteiras e a Cáritas Diocesana de Bafatá. Além disso, o apoio associação Ser Mais Valia foi fundamental para desenvolvermos a componente formativa do projeto, através da assessoria pedagógica a partir de Portugal de Adriana Rente e Teresa Pessoa, duas voluntárias desta associação. O projeto contou ainda com o financiamento da Dona Ajuda, do Voto Solidário do MB WAY e da Prenda Solidária, o negócio social da Sol sem Fronteiras. Neste sentido, a dedicação dos Jovens Sem Fronteiras foi crucial para a angariação de fundos através da dinamização de vendas de produtos da Prenda Solidária durante a sua campanha de Natal.
Projeto para melhorar a qualidade do ensino
Na Sol sem Fronteiras, lançámos o projeto Qualificação Pedagógica para melhorar a qualidade do ensino no Liceu Dom Settimio Artur Ferrazzetta, o único liceu da região, que atende cerca de 1000 alunos. Para isso, capacitámos o corpo docente e a direção, composta por 4 mulheres e 33 homens, além de construirmos e melhorarmos as infraestruturas escolares.
Resultados alcançados
O projeto começou pela reabilitação e equipamento das infraestruturas escolares. Em primeiro lugar, reabilitámos e pintámos todas as infraestruturas do liceu, bem como reforçámos o equipamento existente. Paralelamente, construímos novas casas de banho com a respetiva fossa séptica e melhorámos as casas de banho já existentes. Em seguida, reabilitámos e equipámos a sala de informática e a biblioteca, com a aquisição de computadores, impressora e fotocopiadora multifunções, projetor, entre outros. Além disso, também construímos uma casa de apoio para acolher formadores, uma vez que Empada é uma zona muito isolada.
A seguir, o foco foi a capacitação do corpo docente e da direção com um curso de 88 horas em aptidões pedagógicas. O curso “A Preparação do Trabalho Docente (Organização, Planificação e Avaliação Curricular-Pedagógica) e a sua Implementação (a Prática dos Processos de Ensino-Aprendizagem)” beneficiou os professores do liceu, bem como de outras instituições de ensino da região.
Ernesto Cabral Júnior, formador guineense responsável pela implementação da formação, comentou que o projeto foi de extrema importância no domínio da formação. Ernesto explicou que um dos principais triunfos da formação foi conseguir desconstruir a experiência dos professores enquanto alunos, que os predispunha a atuarem de forma semelhante agora com as suas turmas. Durante a formação, conseguiram, entre outras coisas, quebrar estas inércias e substituí-las por novas práticas mais favoráveis à aprendizagem.
Desafios superados
Durante o projeto também enfrentámos alguns desafios. Por exemplo, a dificuldade de adquirir os equipamentos informáticos no mercado da Guiné-Bissau. Embora na Solsef privilegiemos a compra de todos os materiais no mercado local, nesta ocasião foi mais fácil adquiri-los em Portugal. Por este motivo, foi necessária a colaboração com o grupo de voluntários do projeto Aprender Vivendo. O grupo entregou estes materiais durante o seu projeto de voluntariado na Guiné-Bissau, em agosto de 2023. Além disso, também surgiram pequenos desafios diários que foram superados graças a uma gestão eficiente e comprometida, bem como a colaboração estreita com os nossos parceiros e com a comunidade local.
O projeto Qualificação Pedagógica concluiu com sucesso, mas as iniciativas continuarão a ser mantidas pela equipa local e pelos beneficiários. Além disso, continuaremos em contacto com os nossos parcerios, monitorizando o impacto deste projeto ao longo dos anos.
O projeto Qualificação Pedagógica marca um capítulo importante na história da Sol sem Fronteiras e da nossa parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá. Estamos confiantes de que as atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto não só atingiram o objetivo de melhorar a qualidade pedagógica da região durante este ano. Além disso, também gerarão resultados que esperamos que se prolonguem durante muito tempo.
Deixe um comentário