4 de Julho, 2022

O Chifre de África está a sofrer uma seca severa

O Chifre de África está a sofrer uma seca severa. Estima-se que 15 milhões de pessoas no Quénia, na Somália e na Etiópia sejam afetadas por este evento climático extremo. O efeito mais imediato da falta de água é a insegurança alimentar, mas é apenas o primeiro dos elos de uma longa cadeia de consequências nefastas.

Aumento da insegurança e perda de direitos

Por exemplo, a perda de cultivos e a morte do gado, além de fome, está a provocar conflitos entre comunidades agrícolas, que competem pela pouca água disponível. Assim, aumenta a violência e a insegurança na região.

Em condições de vida tão difíceis muitas pessoas decidem escapar de suas casas. Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM) já há quase três milhões de refugiados da Somália, o país mais afetado pela seca. Muitos dos refugiados fogem para as cidades, o que poderá sobrecarregar alguns serviços, como os serviços de saúde, educação ou a habitação. Muitos outros viajam para países vizinhos, como a Etiópia que, no entanto, também sofre pela seca.

Outra dos efeitos da seca encontramo-lo na educação. A Unicef, já registou 3,3 milhões de alunos que deixaram de ir à escola.

Por outra parte, como em quase todas as crises, as condições de vida das meninas e mulheres vêem-se especialmente afetadas. Como consequência da seca, já se registou um aumento do casamento de meninas nesta região. Segundo dados da Unicef, os casamentos de meninas aumentaram para o dobro no último ano. As famílias entregam as meninas a homens mais velhos na esperança de que a nova casa tenha mais recursos. Além disso, as famílias ficam com menos uma boca para alimentar.

Como vemos, uma crise não tem apenas um efeito, sobretudo neste mundo global. Também fica claro que o clima afeta diretamente a vida das pessoas. Assim, a redução da nossa pegada ecológica é uma questão-chave para o desenvolvimento.

Já tinhas refletido sobre o efeito dominó que provocam as crises? Já conhecias as enormes dificuldades que as populações estão a enfrentar no Chifre de África? Conta-nos tudo nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *