29 de Novembro, 2024
Centro Social Sereboqui: uma iniciativa da comunidade
Em Buena Vista, uma comunidade rural na Bolívia, um sonho está a tornar-se realidade. Os pais, os jovens e todos os moradores uniram-se para construir um espaço onde a educação, a cultura e o desenvolvimento possam florescer: o Centro Social Sereboqui. Este projeto nasce da vontade da própria comunidade de oferecer mais oportunidades aos seus filhos e de construir um futuro melhor, em parceria com a Sol sem Fronteiras (Solsef), com os Missionários do Espírito Santo e com o apoio das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana.
Por que motivo o Centro Social Sereboqui é tão importante?
Buena Vista é uma comunidade rural que, como tantas outras na Bolívia, enfrenta desafios significativos. Nas zonas rurais ainda há desigualdades no acesso a serviços básicos, como a educação e a saúde, e uma oferta limitada de atividades culturais e recreativas. Como resultado, para muitos jovens, isto frequentemente resulta em abandono escolar ou migração para as cidades em busca de trabalho. A ausência de espaços adequados para o estudo, para o desenvolvimento de competências e para atividades culturais priva-os de uma formação integral. Por isso, como resposta, o centro irá oferecer-lhes um local seguro onde poderão desenvolver capacidades que os preparem para a vida adulta.
A força da comunidade
O Centro Social Sereboqui é uma iniciativa da própria comunidade, um projeto nascido da vontade coletiva dos moradores, que estão a trabalhar ativamente para a sua concretização. Ao longo dos últimos meses, realizaram diversos eventos comunitários, encontros e atividades de angariação de fundos.
O P. Márcio, um padre espiritano português que vive na Bolívia há mais de 12 anos, conhece de perto os desafios e as potencialidades da comunidade de Buena Vista. Enquanto responsável pelo projeto na localidade, está a assegurar que o centro seja uma verdadeira resposta às necessidades locais.
Um espaço para todos: educação, cultura e convivência
O Centro Social Sereboqui oferecerá muito mais do que um espaço físico; será um lugar de encontro, aprendizagem e partilha.
A comunidade está entusiasmada com a ideia de ter uma biblioteca comunitária, onde as crianças e os jovens poderão cultivar o gosto pela leitura, bem como uma sala de informática que abrirá portas para o acesso ao mundo digital. De fato, este é um passo importante, pois a formação e o acesso a computadores são muito limitados em Buena Vista. Um estudo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) identificou que a Bolívia está entre os países com baixa conectividade em áreas rurais. Isto torna a vida dos estudantes mais difícil, especialmente para aqueles que pretendem prosseguir os estudos no ensino superior. Assim, esta sala será um importante apoio no percurso escolar dos jovens.
Além disso, haverá uma sala de música e aulas de reforço escolar para apoiar os estudantes com dificuldades e reduzir o abandono escolar, que permanece elevado nas zonas rurais bolivianas em comparação com as urbanas.
O centro também oferecerá formação profissional, através de oficinas práticas, para que os jovens possam aprender novas competências e melhorar as suas perspetivas de emprego. Por fim, as atividades culturais e sociais serão uma parte fundamental deste projeto, permitindo que a comunidade celebre as suas tradições e partilhe experiências.
Transformar a realidade juntos
A construção do Centro Social Sereboqui é uma prova do que pode ser alcançado quando uma comunidade se mobiliza em torno de um objetivo comum, mas também de como a cooperação entre diferentes organizações e países pode criar projetos ainda mais valiosos.
Juntos, estamos a criar um futuro melhor para esta comunidade. Obrigado por fazer parte desta transformação!
Deixe um comentário