23 de Maio, 2022

A Solsef na reunião do CAME

A Raquel Carreira participou, em nome da Solsef, na reunião do Conselho de Animação Missionária Espiritana (CAME). O encontro teve lugar no sábado 7 de maio e reuniu, como habitual, os representantes das 11 instituições, obras e movimentos da Família Espiritana. Acima de tudo, foi uma reunião de trabalho, mas também serviu para o encontro de velhos amigos que partilham o mesmo cariz missionário.

As reuniões do CAME acontecem duas vezes por ano com o objetivo de planificar e avaliar as atividades de animação da Família Espiritana. Por um lado, através da presença de todas as instituições, obras e movimentos, pretende-se conseguir uma melhor comunicação. Além disso, este organismo também promove a criação de atividades baseadas na colaboração.

Há vários assuntos abordados nestas reuniões de trabalho. Não apenas há lugar para a partilha do ponto de vista pessoal da missão em que cada membro colabora, como também para os desafios e alegrias de cada uma das obras/movimentos da Família Espiritana. Consequentemente, esta prática é especialmente rica pois é possível criar pontes a partir das partilhas de cada um.

A equipa incluiu vários pontos na ordem de trabalhos

O Encontro de Formação de Lideranças da Família Espiritana foi um dos pontos na ordem de trabalhos. A equipa fez a avaliação do 1.º encontro, que decorreu a 4 e 5 de dezembro de 2021. Igualmente, iniciou os preparativos para o próximo. Desta forma querem apostar, cada vez mais, na formação dos Líderes desta grande Família.

Outro dos assuntos incluídos na reunião do CAME foi a peregrinação anual da Família Espiritana a Fátima. Esta é uma atividade que se celebra há muitos anos e que junta um grande grupo de pessoas ligadas à Família Espiritana.

Preparação dos projetos de voluntariado internacional

Na reunião do CAME também houve tempo para falar sobre a preparação das atividades missionárias que irão acontecer durante o ano. Por exemplo, os dois projetos de voluntariado internacional que decorrerão em 2022 – a Ponte e o Missão Cor Unum – que têm a Solsef como parceira. Além destes, a equipa também falou sobre os projetos missionários a decorrer em Portugal, quer a Digressão Musical Missionária quer as Semanas Missionárias.

Já para finalizar, a equipa abordou o envolvimento da Família Espiritana na preparação das Jornadas Mundiais da Juventude 2023. Assim, falaram sobre o acolhimento de jovens espiritanos de todo o mundo.

Foi, portanto, um encontro muito produtivo que, além disso, serve para fortalecer os laços da Família Espiritana. Assim, ficamos com o orgulho do trabalho bem feito e à espera da próxima reunião do CAME, que está prevista para a segunda metade do ano. Até já!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *