Que é a Campanha Sorrisos de Papel?

A Campanha Sorrisos de Papel é uma iniciativa de solidariedade desenvolvida pela Solsef anualmente, desde 2018, no tempo do Natal.

A Campanha Sorrisos de Papel apresenta 3 grupos-alvo: 1.-Alunos das escolas em Portugal que adquirem e escrevem os postais sob uma ótica integrada na criatividade e a promoção dos valores da cidadania inclusiva; 2.-Utentes de lares geriátricos que recebem os postais com mensagens de reconforto e fraternidade sob uma perspetiva de fomento da comunicação intergeracional; e 3.-Os alunos dos centros escolares (inseridas em contextos empobrecidos além-fronteiras) para os quais reverte o lucro da venda dos postais.

Neste sentido, a Campanha tem, por um lado, uma dupla vertente solidária: 1.- ao adquirir um postal solidário, estás a apoiar um projeto de promoção da educação, além-fronteiras, numa comunidade com baixos recursos, pois o lucro da venda dos postais é destinado anualmente a uma iniciativa solidária que aposta na educação de crianças e jovens empobrecidos e 2.- os destinatários dos postais são utentes (principalmente idosos) de Instituições de Solidariedade Social (nomeadamente em Portugal) afetados gravemente pelo isolamento. A Campanha tem, por outro lado, uma vertente pedagógica de sensibilização destinadas aos alunos das Escolas em Portugal (responsáveis pela escrita dos postais e entrega das mesmas) no âmbito da educação em valores que promovem a solidariedade e a criatividade.

Assim sendo, a Campanha dos Sorrisos de Papel conta com os seguintes objetivos:

  • Promover a solidariedade com os que estão mais longe, apoiando um projeto educativo destinado a jovens e crianças além-fronteiras;
  • Quebrar a corrente de isolamento em que os utentes de lares se encontram face á atual situação de pandemia;
  • Promover a comunicação intergeracional dos mais idosos com as novas gerações, rompendo a hiato geracional existente;
  • Redescobrir esta forma tradicional e especial da época natalícia, enviando um postal escrito que fomente a criatividade e a expressão positiva de emoções e sentimentos nos alunos.

A Campanha Sorrisos de Papel não seria possível sem o contributo dos centos de voluntários que cedem o seu tempo e entusiasmo ao serviço da solidarização do mundo.

Como funciona?

Nesta ação, qualquer pessoa ou indivíduo dentro de um grupo (escola, empresa, grupo de catequese, etc.), que adquira um dos postais disponíveis na nossa loja solidária, escreve uma mensagem a um utente de uma Instituição de Solidariedade Social, selecionada previamente, e esse postal é depois entregue ao destinatário, promovendo laços de solidariedade.

Habitualmente, os grupos que adquirem os postais identificam previamente as instituições destinatárias dos postais. Contudo, se desejas adquirir os postais e não tens uma instituição destinatárias das mesmas, também podemos facilitar o contacto com instituições que desejam receber os postais.

Na Campanha de 2023, o projeto apoiado com a compra dos postais é o Jardim de Infância Padre Jonas, através do qual iremos construir e equipar um jardim de infância em Safim (Guiné-Bissau) e ainda capacitar as futuras educadoras.

Queres ser a instituição que adquire e entrega os postais?

"*" indica campos obrigatórios

Dados sobre a pessoa que irá liderar a iniciativa*

Queres ser a instituição que recebe os postais?

"*" indica campos obrigatórios

Dados sobre a pessoa que irá liderar a iniciativa*