Que é a Campanha Sorrisos de Papel?
A Campanha Sorrisos de Papel é uma iniciativa de solidariedade desenvolvida pela Solsef anualmente, desde 2018, no tempo do Natal.
A Campanha Sorrisos de Papel apresenta 3 grupos-alvo: 1.-Alunos das escolas em Portugal que adquirem e escrevem os postais sob uma ótica integrada na criatividade e a promoção dos valores da cidadania inclusiva; 2.-Utentes de lares geriátricos que recebem os postais com mensagens de reconforto e fraternidade sob uma perspetiva de fomento da comunicação intergeracional; e 3.-Os alunos dos centros escolares (inseridas em contextos empobrecidos além-fronteiras) para os quais reverte o lucro da venda dos postais.
Neste sentido, a Campanha tem, por um lado, uma dupla vertente solidária: 1.- ao adquirir um postal solidário, estás a apoiar um projeto de promoção da educação, além-fronteiras, numa comunidade com baixos recursos, pois o lucro da venda dos postais é destinado anualmente a uma iniciativa solidária que aposta na educação de crianças e jovens empobrecidos e 2.- os destinatários dos postais são utentes (principalmente idosos) de Instituições de Solidariedade Social (nomeadamente em Portugal) afetados gravemente pelo isolamento. A Campanha tem, por outro lado, uma vertente pedagógica de sensibilização destinadas aos alunos das Escolas em Portugal (responsáveis pela escrita dos postais e entrega das mesmas) no âmbito da educação em valores que promovem a solidariedade e a criatividade.
Assim sendo, a Campanha dos Sorrisos de Papel conta com os seguintes objetivos:
- Promover a solidariedade com os que estão mais longe, apoiando um projeto educativo destinado a jovens e crianças além-fronteiras;
- Quebrar a corrente de isolamento em que os utentes de lares se encontram face á atual situação de pandemia;
- Promover a comunicação intergeracional dos mais idosos com as novas gerações, rompendo a hiato geracional existente;
- Redescobrir esta forma tradicional e especial da época natalícia, enviando um postal escrito que fomente a criatividade e a expressão positiva de emoções e sentimentos nos alunos.
A Campanha Sorrisos de Papel não seria possível sem o contributo dos centos de voluntários que cedem o seu tempo e entusiasmo ao serviço da solidarização do mundo.