13 de Março, 2022

Visita da voluntária Clara Amorim à Solsef

A Clara Amorim, voluntária do programa de Voluntariado Missionário Espiritano (VME) no que a Solsef é parceira – junto com os Missionários do Espírito Santo e a Equipa do VME – visitou a sede da Sol sem Fronteiras. A Clara partilhou um tempo connosco para ficar a conhecer melhor a organização antes da sua partida para Nampula (Moçambique), que está prevista para breve, onde irá ficar um ano.

Partilha de ideias antes da partida

Na quinta-feira, a Clara reuniu com a Raquel, da nossa equipa executiva, que lhe apresentou em profundidade o trabalho realizado pela Solsef em 2021 em todos os nossos eixos de atuação. Ambas conversaram também sobre a importância do voluntário enquanto agente de cooperação, sobre a importância crucial que o voluntariado tem para a nossa organização e sobre os direitos e deveres da Clara enquanto voluntária. Finalmente, a Raquel também partilhou algumas dicas importantes que poderão ajudar à Clara a preparar a viagem e a saber como atuar durante a sua estadia em caso de emergência, baseadas na Guia do Voluntário criada pela Sol sem Fronteiras e na sua própria experiência enquanto voluntária.

Ainda na quinta-feira, a Clara também reuniu com a Lucía, nossa técnica de comunicação, para falar sobre como os voluntários são os nossos olhos em terreno. Ambas concordaram em que uma contribuição muito importante dos voluntários é a partilha de testemunhos e a recolha de imagens, que ajudam a passar a mensagem do trabalho que está a ser feito e juntas traçaram um plano de conteúdos que será muito útil para a divulgação do trabalho que a Clara irá realizar.

Na sexta-feira foi a vez para reunir com a Inês, nossa diretora executiva, e com a Libertad, nossa técnica de projetos, que falaram com a Clara sobre o nosso trabalho na Cooperação Internacional. Mais concretamente, apresentaram o projeto Inovação Educativa, que acabou recentemente em Nampula e cujos resultados a Clara poderá acompanhar. Também partilharam informações sobre a comunidade que será a casa da Clara durante o próximo ano e que ambas tiveram a oportunidade de conhecer durante diferentes visitas de acompanhamento do projeto Inovação Educativa.

Além destas reuniões, a Clara também quis partilhar um pouco do seu tempo e esteve a fazer algum trabalho voluntário, ajudando a etiquetar produtos da nossa marca Prenda Solidária. Ficamos muito contentes de ter partilhado algum tempo com a Clara porque temos a certeza de que irá realizar um grande trabalho. Até à volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *