Países de Intervenção

Portugal

Datas

Anual

Objetivos Gerais

Pôr ao serviço dos jovens, através da promoção do voluntariado empresarial, o conhecimento que o capital humano das empresas acumula nas diferentes áreas de Educação para a Cidadania.

Objetivos Específicos

Criar um espaço de formação para jovens, dos 12 aos 18 anos, nas áreas prioritárias de Educação para a Cidadania tendo como formadores os colaboradores das empresas que adiram à iniciativa, no âmbito da sua Responsabilidade Social Corporativa, e que contem com experiência e formação acreditada nas ditas áreas de Educação para a Cidadania.

Criar uma rede que permita conectar centros escolares, ou instituições de solidariedade social que façam intervenção social com jovens, com empresas que queiram oferecer, entre os seus colaboradores, a possibilidade de realizar voluntariado corporativo baseado na disponibilidade de tempo por parte dos colaboradores para disseminar junto dos jovens os seus conhecimentos em alguma das matérias de Educação para a Cidadania.

Beneficiários

3000 Nº beneficiário Diretos 1ª Edição
30000 Nº beneficiário Indiretos
50 % de mulheres beneficiárias

Público-alvo

Jovens, dos 12 aos 18 anos

Atividades e Estratégia de Intervenção

O programa ESCOLA DE CIDADANIA é uma iniciativa de promoção do voluntariado empresarial, no âmbito do desenvolvimento da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que visa pôr ao serviço dos jovens o conhecimento que o capital humano das empresas acumula nas diferentes áreas de Educação para a Cidadania.

Neste sentido, o programa ESCOLA DE CIDADANIA foi idealizado como um espaço de formação para jovens, dos 12 aos 18 anos, nas áreas prioritárias de Educação para a Cidadania adotadas no plano estratégico da Solsef (Educação Ambiental; Educação do Consumidor; Educação Financeira; Educação Intercultural; Educação para a Paz; Educação para a Igualdade de Género; Educação para o Desenvolvimento; Educação para o Voluntariado; Educação para os Direitos Humanos; Educação para uma utilização responsável dos Media; Educação para a Saúde e Educação para a Comunicação Intergeracional) tendo como formadores os colaboradores das empresas que adiram à iniciativa, no âmbito da sua RSC, e que contem com experiência e formação acreditada nas ditas áreas de educação para a cidadania.

Concretamente, o programa ESCOLA DE CIDADANIA visa criar uma rede de parcerias, geridas pela Solsef, que permita conectar centros escolares (com turmas do 6º ao 12º ano), ou instituições de solidariedade social que façam intervenção social com jovens dos 12 aos 18 anos, com empresas que queiram oferecer, entre os seus colaboradores, a possibilidade de realizar voluntariado corporativo baseado na disponibilidade de tempo por parte dos colaboradores para disseminar junto dos jovens os seus conhecimentos em alguma das matérias de Educação para a Cidadania.

Cientes da influência do entorno na empresa e da empresa no entorno, a RSC foca os seus objetivos na articulação de uma transformação positiva da sociedade, dentro e fora das instituições, de forma a contribuir com a criação de melhores condições de bem-estar social. Também desde um ponto de vista menos filantrópico, a RSC atua sob a convicção de que as condições de vida na sociedade impactam, direta e indiretamente, no ambiente empresarial e nos seus trabalhadores, pelo que o bem-estar social tem um impacto direto no bem-estar empresarial.

No âmbito da Sol sem Fronteiras, com ações desenvolvidas em Portugal e além-fronteiras, são vários os desafios que lançamos às empresas com RSC. Concretamente, no âmbito da potenciação do voluntariado empresarial, desafiamos as empresas a potenciar o seu capital humano possibilitando que os seus colaboradores atuem enquanto agentes de Educação para Cidadania.

Por outro lado, no âmbito do curriculum académico das escolas apresentam um papel destacado às “disciplinas transversais” (diretamente ligadas com questões de Educação para a Cidadania) que procuram vincular a escola com a sociedade. Neste sentido, as empresas podem e devem jogar um papel importante em fazer efetiva essa vinculação (escola-sociedade) de múltiplas formas como, por exemplo, colocando ao serviço dos alunos os conhecimentos dos seus colaboradores.

As principais atividades que serão desenvolvidas no âmbito da iniciativa são as seguintes:

Atividade 1.- Dinamização de parcerias com empresas, no âmbito da responsabilidade social corporativa, que desejem promover o voluntariado corporativo entre os seus funcionários no âmbito da organização de sessões formativas para jovens em áreas de interesse para a Educação para a Cidadania.

Atividade 2.- Diversificação do número de parcerias com escolas e instituições de solidariedade social que desejem acolher sessões de educação para a cidadania providas por funcionários de empresas com responsabilidade social corporativa.

Atividade 3.- Redimensionamento dos programas formativos para as diferentes matérias de educação para a cidadania tendo em conta o público-alvo (jovens dos 12 aos 18 anos) e o perfil dos agentes de educação para a cidadania (funcionários de empresas que adiram à iniciativa).

Atividade 4.- Implementação do programa ESCOLA DE CIDADANIA tendo por base os princípios da educação formal e não formal.

Parceiros