Princípios e Estatutos
Os Estatutos são um conjunto de normas jurídicas, inspiradas por princípios, cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento na nossa instituição.
Os Estatutos são um conjunto de normas jurídicas, inspiradas por princípios, cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento na nossa instituição.
O Regulamento Interno é um documento escrito que rege os direitos e deveres dos membros da nossa instituição.
O Plano de Atividades e o Orçamento integram o processo de planeamento e constituem uma peça fundamental, a partir da qual, se define, para determinado período de tempo, os nossos objetivos, a estratégia e metodologia a seguir, assim como os meios e recursos a afetar com vista à prossecução dos nossos objetivos.
O Relatório Anual de Contas e de Atividades discrimina os objetivos atingidos, o grau de realização dos programas e os recursos utilizados.
A Sol sem Fronteiras definiu 6 Documentos Estratégicos que refletem o posicionamento institucional da ONGD sobre questões transversais que afetam à cidadania. Nomeadamente a igualdade de género, a inclusão social, o ambiente, o voluntariado, a ética na comunicação e a conduta institucional da própria Associação.
A redação destes documentos contou com a colaboração de 10 voluntários/as da organização, no âmbito do projeto “Cidadania no Associativismo Jovem”, enquadrado no programa de voluntariado jovem Geração Z, que contou com o financiamento do IPDJ, I.P. ao abrigo do Programa Agora Nós.
O documento “Código de Conduta Institucional” apresenta como objetivo geral definir um referencial normativo que estabeleça os princípios fundamentais, necessários para a implementação de uma cultura institucional baseada em valores éticos que, por sua vez, encontram-se fundamentados nos Direitos Humanos e na Doutrina Social da Igreja Católica.
O documento “Estratégia Institucional para a Conservação do Ambiente”, define as estratégias e compromissos que a Solsef, como instituição, está a adotar para ser mais sustentável.
O documento “Plano Institucional de Comunicação” irá definir o rumo da comunicação da ONGD.
Gerir o trabalho voluntário de uma forma eficiente e cumprindo as expectativas de quem, generosamente, cede o seu tempo é um dos maiores desafios que as organizações do terceiro setor têm. O “Plano Institucional para a Gestão do Voluntariado” define a estratégia da Sol sem Fronteiras neste âmbito.
Desde a nossa fundação que a Solsef está comprometida com a promoção da Diversidade e Inclusão. A partir de agora, com a publicação do “Plano Institucional para a Inclusão Social”, este compromisso conta com mais uma ferramenta para tornar cada uma das nossas áreas de atuação mais equitativa e diversa.
A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e de justiça social, por isso, na Sol sem Fronteiras quisemos trabalhar na redação do Plano Institucional para a Igualdade de Género.