Princípios e Estatutos

Os Estatutos são um conjunto de normas jurídicas, inspiradas por princípios, cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento na nossa instituição.

Regulamento Interno

O Regulamento Interno é um documento escrito que rege os direitos e deveres dos membros da nossa instituição.

Planos de Atividades e Orçamentos

O Plano de Atividades e o Orçamento integram o processo de planeamento e constituem uma peça fundamental, a partir da qual, se define, para determinado período de tempo, os nossos objetivos, a estratégia e metodologia a seguir, assim como os meios e recursos a afetar com vista à prossecução dos nossos objetivos.

Relatórios de Atividades e Contas

O Relatório Anual de Contas e de Atividades discrimina os objetivos atingidos, o grau de realização dos programas e os recursos utilizados.

Relatórios de Atividades

Relatórios de Contas

Documentos Estratégicos

A Sol sem Fronteiras definiu 6 Documentos Estratégicos que refletem o posicionamento institucional da ONGD sobre questões transversais que afetam à cidadania. Nomeadamente a igualdade de género, a inclusão social, o ambiente, o voluntariado, a ética na comunicação e a conduta institucional da própria Associação.

A redação destes documentos contou com a colaboração de 10 voluntários/as da organização, no âmbito do projeto “Cidadania no Associativismo Jovem”, enquadrado no programa de voluntariado jovem Geração Z, que contou com o financiamento do IPDJ, I.P. ao abrigo do Programa Agora Nós.

1. Código de Conduta Institucional

O documento “Código de Conduta Institucional” apresenta como objetivo geral definir um referencial normativo que estabeleça os princípios fundamentais, necessários para a implementação de uma cultura institucional baseada em valores éticos que, por sua vez, encontram-se fundamentados nos Direitos Humanos e na Doutrina Social da Igreja Católica.

2. Estratégia Institucional para a Conservação do Ambiente

O documento “Estratégia Institucional para a Conservação do Ambiente”, define as estratégias e compromissos que a Solsef, como instituição, está a adotar para ser mais sustentável.

3. Plano Institucional de Comunicação

O documento “Plano Institucional de Comunicação” irá definir o rumo da comunicação da ONGD.

4. Plano Institucional para a Gestão do Voluntariado 

Gerir o trabalho voluntário de uma forma eficiente e cumprindo as expectativas de quem, generosamente, cede o seu tempo é um dos maiores desafios que as organizações do terceiro setor têm. O “Plano Institucional para a Gestão do Voluntariado” define a estratégia da Sol sem Fronteiras neste âmbito.

5. Plano Institucional para a Inclusão Social

Desde a nossa fundação que a Solsef está comprometida com a promoção da Diversidade e Inclusão. A partir de agora, com a publicação do “Plano Institucional para a Inclusão Social”, este compromisso conta com mais uma ferramenta para tornar cada uma das nossas áreas de atuação mais equitativa e diversa.

6. Plano Institucional para a Igualdade de Género

A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e de justiça social, por isso, na Sol sem Fronteiras quisemos trabalhar na redação do Plano Institucional para a Igualdade de Género.

Lista dos Órgãos Sociais candidatos para o biénio 2023/2025

Carta recebida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral Tiago Lima

Orgãos Sociais 2023/2025