Estás a pensar em desenvolver ou unir-te a uma iniciativa solidária em prol das nossas causas sociais?

As tuas celebrações, eventos ou atividades relacionadas com a cultura, a música, a espiritualidade, a educação, o espetáculo ou o desporto podem converter-se em ações solidárias a favor da Sol sem Fronteiras. Graças a estas iniciativas podes ajudar e difundir a nossa missão de solidarizar o mundo para chegar a mais pessoas.

A seguir, indicamos-te alguns exemplos de iniciativas solidárias que podes desenvolver individualmente ou em grupo.

Rede de Empresas pela Solidariedade

A Rede de Empresas pela Solidariedade é uma iniciativa desenvolvida pela Solsef que tem como objetivo dinamizar apoios de empresas com Responsabilidade Social Corporativa (RSC) a favor das nossas causas sociais. Sabe mais sobre a nossa oferta para empresas aqui.

Ao longo dos anos, mais de 300 empresas já colaboraram connosco das formas mais variadas. Conhece aqui diferentes exemplos aos quais a tua empresa também pode aderir:

  • Donativos monetários ao abrigo da lei de mecenato empresarial;
  • Donativos em espécie ao abrigo da lei de mecenato empresarial;
  • Atividades de voluntariado junto dos trabalhadores de empresas que atuaram como voluntários da Solsef por um dia ou como agentes de educação para a cidadania enquanto formadores do nosso público-alvo (jovens e crianças);
  • Eventos de teambuilging empresarial;
  • Compra de produtos da nossa loja solidária  que ofereceram aos seus trabalhadores e fornecedores;
  • Presença em mercados solidários e eventos empresariais com o stand da nossa loja solidária ;
  • Iniciativas de fundrasing dinamizadas a partir das redes sociais corporativas das empresas;
  • Palestras sobre temáticas ligadas a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas empresas no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social Coorporativa.

Rede de Escolas pela Solidariedade

A Rede de Escolas pela Solidariedade é uma aposta na promoção da solidariedade e o compromisso com os que mais precisam na comunidade escolar. No âmbito da Educação para a Cidadania, desenvolvemos iniciativas que visam a sensibilização da comunidade escolar perante os desafios de uma sociedade globalizada que marginaliza os grupos mais desfavorecidos. As ferramentas utilizadas são a formação e o envolvimento da comunidade educativa nas nossas ações solidárias.

Promovemos a educação em valores através de procedimentos participativos, dinâmicos e cooperativos, incentivamos o pensamento crítico e solidário e impulsamos ações coletivas que que contribuíam a solidarização do mundo.

Rede de Paróquias pela Solidariedade

A Sol sem Fronteiras, enquanto instituição de inspiração cristã nascida da espiritualidade dos Missionários do Espírito Santo, conta com uma rede de Paróquias católicas amigas, de norte a sul de Portugal e além-fronteiras, que promovem os valores de solidariedade e fraternidade entre a sua comunidade.

Milhares de paroquianos colaboram anualmente com as nossas causas solidárias através da disseminação do testemunho de denuncia perante a falta de oportunidades para o desenvolvimento (social, pessoal e educativo) de milhões de crianças e jovens em tudo mundo.

Os paroquianos ajudam a concretizar os nossos projetos de desenvolvimento, através de donativos ou da aquisição de produtos na banca da nossa loja solidária, sendo responsáveis pela concretização de infraestruturas escolares, aquisição de equipamentos educativos, formação contínua de professores e alunos, constituição de bancos de bolsas de estudo para crianças e jovens desfavorecidos e muito mais.

Campanhas de Solidariedade

As campanhas de solidariedade da Sol sem Fronteiras promovem o exercício coletivo da solidariedade a favor da educação e da saúde de crianças e jovens em comunidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo (além-fronteiras) e a favor da inclusão de grupos vulneráveis inseridos na nossa sociedade.

As campanhas de Solidariedade da Solsef são, ao mesmo tempo, uma oportunidade para educar em valores (em sintonia com o nosso eixo de atuação de Educação para a Cidadania) e um canal de fundraising para conseguir a concretização de ações sociais que requerem um investimento de recursos.

Celebrações solidárias

  1. Podes adquirir brindes na nossa loja Prenda Solidária para presentear os teus convidados ao mesmo tempo que contribuis para a sustentabilidade do nosso negócio social. A nossa Loja permite financiar projetos de Cooperação Internacional na área, principalmente, da educação;
  2. Podes fazer um donativo para comemorar a tua celebração, ou promover a doação entre os teus convidados, através do nosso site, de uma forma simples e segura;
  3. Podes colocar um cantinho solidário no local da tua celebração para divulgar nas nossas causas e promover a alocação de mealheiros solidários. Todos os cêntimos contam!
  4. Podes liderar uma iniciativa de angariação de fundos no facebook pelo motivo do teu aniversário. Até ao momento, perto de 300 pessoas decidiram marcar a data do seu aniversário de uma forma solidária, abdicando de presentes materiais e incentivando às doações aos nossos projetos sociais através do facebook;
  5. Podes animar a tua celebração com o nosso coro solidário e, em troca, contribuir de alguma forma com os nossos projetos sociais. Contamos com um grupo de voluntários (perto de 30 pessoas) apaixonados pela música e unidos às nossas causas solidárias.

Eventos solidários

Podes organizar um concerto de música, uma peça de teatro, um recital de poesia, um show de comedia ou um evento gastronómico, entre outros muitos exemplos, com o intuito de, ao mesmo tempo que fomentas a cultura e o lazer, angariar fundos para os nossos projetos sociais.

Outras atividades solidárias

Podes organizar um reto desportivo ou um evento de Team Building, junto da tua empresa ou instituição, com o objetivo de promover o contacto e a comunicação entre as pessoas e, ao mesmo tempo, apoiar alguma das nossas causas solidárias através dos fundos angariados pela participação das pessoas na atividade.

Tens uma ideia? Contacta-nos!

Nome(Obrigatório)
Politica Privacidade(Obrigatório)
Dados(Obrigatório)