Uma janela de oportunidades para os mais vulneráveis

Os projetos de Cooperação para o Desenvolvimento são a principal área de atuação da Solsef e consubstanciam-se em ações concretas que promovem o desenvolvimento sustentado das populações em locais desfavorecidos nos países em desenvolvimento – em particular, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Para além de procurar responder às necessidades sentidas pela população, os projetos da Solsef têm como fator determinante a sustentabilidade dos mesmos. Assim, os projetos devem servir os beneficiários de forma continuada no tempo, criando condições para que possam permanecer ou ajudar ao desenvolvimento pessoal e da região, não apenas no momento da intervenção, mas criando efeitos que se multipliquem no tempo e nos beneficiários diretos e indiretos, promovendo ainda uma maior autonomia para quem participa nos mesmos.

Em que se baseiam?

Desde 2016, que os projetos de Cooperação para o Desenvolvimento da Solsef estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um conjunto de 17 objetivos que surgiram para colmatar necessidades sentidas por pessoas que em todo o mundo vivem sem meios de subsistência necessários para o desenvolvimento das suas capacidades. Estes Objetivos foram inspirados pelas Nações Unidas, em setembro de 2015, e acolhidos pela Solsef por visarem a criação de patamares essenciais de desenvolvimento em áreas que têm vindo a ser o objeto essencial da nossa intervenção: a Educação e a Saúde.

A quem se destinam?

Desde a sua fundação que a Solsef tem tido uma preocupação com o desenvolvimento e promoção do ser humano em duas das suas fases mais decisivas: a infância e a juventude, dada a sua extrema importância para o desenvolvimento pessoal e para o leque de opções futuras de cada indivíduo. Assim, os nossos projetos têm um enfoque especial nesta faixa etária, procurando atuar ao nível da educação e da saúde, áreas essenciais para se tornarem adultos preparados física, psicológica, cultural e educacionalmente para darem o seu contributo às suas famílias, comunidades e sociedade em que se inserem

Conhece todos os projetos

Rádios Educativas

Promover a formação da população marajoara da Diocese de Ponta de Pedras através da aquisição e renovação dos equipamentos e infraestruturas das rádio, e de outras medidas visando a sua sustentabilidade.

Sabe mais

Missão em Kajegut

Construir um espaço polivalente na tabanca de Kajegut, sob a coordenação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Caió (na Guiné-Bissau), para o desenvolvimento de atividades na área da saúde e a educação.

Sabe mais

Crescer e Florir em Comunidade

Assegurar um acompanhamento escolar dos jovens, assim como um acompanhamento psicológico e familiar e tudo o que for importante para o crescimento académico e humano, no Centro Social CRESCER E FLORIR EM COMUNIDADE (na cidade Conselheiro Pena, no Brasil).

Sabe mais

Escola Primária Notre Dame

Apoiar a Escola Primária Notre Dame (em Montagne La Voûte, Haiti) em medidas de emergência para superar as circunstâncias vindas pela COVID-19.

Sabe mais

Nutrição e Higiene

Contribuir para o melhoramento das condições de higiene, saúde e nutrição dos alunos da Escola Básica São Francisco Xavier em Bafatá (Guiné-Bissau).

Sabe mais

Capacitação Pedagógica

Contribuir para o desenvolvimento qualitativo da gestão pedagógica, desde o Jardim Infantil até à 12ª classe, na cidade de Bafatá (Guiné-Bissau).

Sabe mais