Uma janela de oportunidades para os mais vulneráveis

Os projetos de Inclusão são a área de atuação mais recente da Solsef e consubstanciam-se em ações concretas que promovem a inclusão de populações desfavorecidas ou vulneráveis através do desenvolvimento de atividades vinculadas às artes e ações de empreendedorismo com um foco no conceito do negócio social.

A inclusão como ferramenta de integração social

A inclusão social é o ato de outorgar a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, os mesmos direitos e oportunidades. A inclusão social tem o objetivo de integrar na sociedade grupos sociais historicamente à margem do processo de socialização, não tendo o devido acesso a direitos sociais mais básicos como educação, emprego digno, habitação, saúde e alimentação adequada.

O empreendedorismo social face a ações que geram impacto

O empreendedorismo social prevê o desenvolvimento de ações capazes de gerar impacto sistémico e transformação no mundo. Nessa proposta, a inovação e a criatividade estão a serviço da construção de soluções para resolver problemas ambientais e sociais de uma comunidade, cidade, país ou até mesmo em todo o planeta. A partir de processos colaborativos, dinâmicos e ativos, o empreendedorismo social cria ambientes mais inovadores e conectados com as exigências do mundo contemporâneo.

As manifestações artísticas como veiculo de inclusão

A arte é um instrumento muito valioso de inclusão social, pois serve de complemento às diversas formas de desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento.

Conhece todos os projetos

Empreendedorismo Social

Dar um estímulo à profissionalização da loja solidária da Solsef através do desenvolvimento de um plano de negócio social que contemple o registro e divulgação da marca comercial “Prenda Solidária”.

Sabe mais

Impulso Criativo

Diversificar o catálogo de produtos confecionados pelo atelier EmpoderArte através da procura de novas ideias.

Sabe mais

Empoderarte

Promover uma experiência prática em contexto de trabalho direcionada a jovens vulneráveis.

Sabe mais