Países de Intervenção
Portugal
Datas
De junho a setembro de 2021
Objetivos Gerais
Promover a sensibilização da sociedade portuguesa sobre os direitos e desafios de jovens refugiados em Lisboa, fomentando a inclusão social e o respeito à diversidade.
Objetivos Específicos
Realizar um documentário, através da recolha de histórias de vida de jovens refugiados em Lisboa, abordando vários aspetos vinculados com “Inclusão” (língua, educação, emprego, habitação, saúde, cultura, etc.) e tendo em conta que os jovens voluntários da atividade são conhecedores do assunto abordado na primeira pessoa.
Beneficiários
20
Nº beneficiário Diretos
5000
Nº beneficiário Indiretos
50
% de mulheres beneficiárias
Público-alvo
Jovens refugiados em Lisboa.
Atividades e Estratégia de Intervenção
- A metodologia de intervenção assenta nas ferramentas proporcionadas pela etnografia visual (fundamenta-se na utilização de imagens como instrumentos adequados para a observação, a descrição e análise da realidade humana) aplicadas ao relatório de histórias de vida (consistem na análise do relato, efetuado através de testemunhos, sobre uma determinada realidade social).
- A abordagem do conceito “Inclusão” terá como ponto de partida os postulados da União Europeia (SEMESTRE EUROPEU – FICHA TEMÁTICA INCLUSÃO SOCIAL, 2017): “a inclusão é o processo que assegura que aquelas pessoas que estão em risco de pobreza e exclusão social, tenham as oportunidades e recursos necessários para participar completamente na vida económica, social e cultural, desfrutando de um nível de vida e bem-estar que seja considerado normal na sociedade de acolhimento”;
- Esta ação permite desenvolver a estratégia organizacional, no contexto do associativismo jovem, desde o ponto de vista da criação de conteúdos de Educação para a Cidadania Global que ajudem a refletir sobre as questões que afetam a componente de inclusão na cidadania e ao posicionamento institucional face a estas questões.