Fa�a-se ouvir
Voluntariado
Solsef
Voluntariado

 
 

O que é?

 
Voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas . (Lei nº 71/98 – Lei de Bases do Voluntariado). Com base nesta definição, facilmente se percebe o motivo pelo qual Sol Sem Fronteiras procura privilegiar o intercâmbio entre jovens e a vivência de uma experiência de cooperação em países em vias de desenvolvimento (em particular, países africanos de língua oficial portuguesa - PALOP).

Quem pode ser voluntário?

 
Toda a gente! Segundo a Lei do Voluntariado, o Voluntário é «o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.»
Os voluntários que integram os projetos de Solsef passam obrigatoriamente por uma formação e preparação adequada ao projeto que irão realizar, pois um bom conhecimento do projeto, dos seus objetivos e da comunidade onde este será implementado é crucial para o sucesso da experiência de voluntariado. Na tentativa de conseguir que todos tenham oportunidade de fazer parte destes projetos, a Solsef oferece diversas formas de colaborar voluntariamente, a nível nacional e internacional.

Porquê fazer voluntariado?

 
Existem vários motivos para uma pessoa decidir fazer voluntariado. Alguns das motivações que nos foram apresentadas durante a existência de Solsef, prendem-se com a vontade de dar algo ao outro, de contribuir para um mundo melhor ou mesmo para ajudar a que todos tenham acesso àquilo que grande parte da sociedade toma como adquirido. Contudo, Sol sem Fronteiras acredita que a segunda melhor forma de saber a resposta é esta pergunta, é tendo acesso ao testemunho daqueles que já foram seus voluntários. A melhor maneira? Só mesmo vivendo a experiência na primeira pessoa.

 

Como ser voluntário em Solsef?

 Poderá exercer o voluntariado em Solsef de diversas formas. Existe atualmente a possibilidade de integrar projetos de voluntariado internacional, com desenvolvimento de trabalho de cooperação em países em vias de desenvolvimento, ou em Portugal, colaborando mais diretamente com a sede e a equipa de colaboradores Solsef em áreas internas da organização.

 

Consulte as bases do enquadramento jurídico do voluntariado:
 

Bases do enquadramento jurídico do voluntariado.


Consulte aqui os tipos de voluntariado que temos para oferecer:

Voluntariado nacional

Voluntariado internacional

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2017 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt