13 de Março, 2023

3° encontro do projeto Aprender Vivendo 2023

No fim de semana de 4 e 5 de março, o grupo de voluntários do projeto Aprender Vivendo 2023 voltou a reunir-se para o seu 3° encontro de formação.

O encontro contou com vários convidados

Este 3º encontro contou com a presença da diretora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso de Lisboa, professora Fátima Nunes. A profª. partilhou com o grupo a sua experiência enquanto voluntária dos projetos de 2002 e de 2016. Também falou sobre o que é necessário para ser grupo em missão, os momentos que foram pessoalmente difíceis para ela e as suas responsabilidades no projeto.

Esteve também presente, enquanto convidado, o antigo voluntário de 2019 e atual de 2023, João Santos, que proporcionou um momento de aprendizagem cultural. Alguns dos temas abordados foram as zonas territoriais, a economia, as etnias, as religiões, a fauna e outros aspetos da Guiné-Bissau.

Por outro lado, a Jéssica Carpinteiro e o David Cardoso, antigos voluntários do projeto de 2019, também se fizeram presentes neste fim de semana. Ambos ficaram responsáveis pela partilha de estratégias de motivação e consolidação de grupo. Sobretudo, falaram de como gerir as emoções e de como comunicar em missão, principalmente através da fotografia.

Através das atividades proporcionadas pelos convidados e pela coordenação do projeto, os voluntários missionários do projeto Aprender Vivendo 2023 encontram-se mais unidos, mais fortes e cada vez mais perto de se tornarem na família que tanto anseiam e necessitam ser para a missão que lhes espera.

O projeto Aprender Viviendo tem vários parceiros

O projeto Aprender Vivendo insere-se num programa de voluntariado internacional de curta duração no âmbito da disciplina de EMRC. Surge da parceria entre a Solsef, a Escola Secundária de Peniche e os Agrupamentos de Escolas de Peniche e Atouguia da Baleia. Se queres saber mais sobre o Projeto Aprender Vivendo segue-os no Instagram @_aprender_vivendo e no Facebook também. É lá que estará toda a informação sobre o projeto, como está a correr e quais as atividades que o grupo está a desenvolver!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *