11 de Maio, 2023

4º encontro do projeto Aprender Vivendo

No passado fim de semana 29 e 30 de abril, o grupo de voluntários missionários do projeto Aprender Vivendo esteve reunido para o seu 4º encontro de formação. Graças a isto, estão cada vez mais preparados para partir para Contuboel, (Guiné-Bissau), onde participarão numa experiência de intercâmbio com a comunidade local no próximo mês de agosto. Este projeto de voluntariado de curta duração é fruto da parceria entre a Solsef, a Escola Secundária de Peniche e os Agrupamentos de Escolas de Peniche e de Atouguia da Baleia.

Encontro com diversas atividades

Houve dous temas centrais neste 4º encontro do programa Aprender Vivendo. Por um lado, o tema “Como testemunhar, atividades de formação comunitária e apoio/partilha extraescolar”. Além disso, os voluntários também refletiram sobre “Ser igreja em Contuboel”. Para esta partilha participaram, como convidadas, voluntárias de projetos anteriores para dar testemunho das suas vivências na Guiné-Bissau. Mais concretamente, a Alícia Teodoro, voluntária da edição do projeto de 2019, e a Professora Ana Cristina Marques, que já foi voluntária de todas as edições anteriores, 2002, 2016 e 2019 e que partirá, também, na edição de 2023.

Durante o encontro, que decorreu em Peniche, os voluntários foram apresentar-se, divulgar e dar testemunho do projeto à comunidade. Para tal, marcaram presença nas missas na Igreja de S. Pedro e de Nossa Senhora da Ajuda.

Graças às atividades proporcionadas pelos convidados e pela coordenação do projeto, os voluntários missionários encontram-se ainda mais unidos, fortes e uns passos mais perto de se tornarem na família que tanto querem, anseiam e necessitam ser para a missão que lhes espera em agosto.

Os voluntários estão empenhados na divulgação do projeto

Nas últimas semanas, os missionários foram-se fazendo presentes nas aulas de EMRC das escolas do concelho de Peniche para dar testemunho e divulgar o projeto. Uma vez que este projeto não é apenas do grupo, mas sim de toda a comunidade, faz todo o sentido partilhar com todos os objetivos, as áreas de atuação e outros aspetos importantes do mesmo.

Por outro lado, no dia 5 de maio, os voluntários estiveram presentes na Feira da Primavera da Escola Secundária de Peniche. O objetivo foi dar a conhecer à comunidade o projeto, mas também conseguiram angariar fundos através da venda dos seus produtos missionários para que o objetivo de partir seja cumprido!

Se queres saber mais sobre o Projeto Aprender Vivendo segue-os no Instagram @_aprender_vivendo e no Facebook também. É lá que estará toda a informação sobre o projeto, como está a correr e quais as atividades que o grupo está a desenvolver!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *