8 de Novembro, 2022

Encontro do projeto de voluntariado Aprender Vivendo 2023

No dia 28 de outubro, a Solsef rumou até Peniche para participar num encontro do projeto de voluntariado Aprender Vivendo 2023. A Raquel, da Equipa Executiva, e a Mariana, Vice-presidente da Direção Social, foram a cara da Solsef no encontro, cujo objetivo foi conhecer os candidatos e falar com os seus Encarregados de Educação de forma a dar a conhecer detalhes sobre o projeto. Entre eles, o plano formativo, a logística do projeto e ainda responder a todas as dúvidas existentes.

Parceria com a disciplina de EMRC das Escolas de Peniche

O programa Aprender Vivendo é um voluntariado Internacional de Curta Duração que a Solsef desenvolve em parceria com a disciplina de EMRC das Escolas de Peniche. Assim sendo, a comunidade escolar avançou com as candidaturas e definiu o grupo de candidatos que pretende participar no programa Aprender Vivendo de 2023.

Neste contexto, as nossas representantes rumaram até Peniche para conhecer a todos os envolvidos.

Durante a sua intervenção, as nossas colegas apresentaram a Solsef e o nosso trabalho. A seguir, lembraram-se do histórico da relação entre a Solsef e a Comunidade Escolar de Peniche. Esta relação dura há mais de 20 anos e já deu grandes frutos como, por exemplo, o projeto Escola de São José de Bajob. Por outro lado, também já desenvolvemos em parceria várias edições do programa Aprender Vivendo, que promoveram o Voluntariado Internacional como veículo de Cidadania Global entre Portugal e a Guiné-Bissau.

Já para concluir, as nossas representantes falaram sobre os aspetos mais técnicos e resolveram algumas dúvidas. Assim, os candidatos já foram informados do calendário de encontros, assim como o plano formativo antes da partida. Também conheceram alguns prazos importantes e ainda os compromissos que terão que assumir enquanto voluntários. No fim, as nossas colegas ajudaram a resolver as dúvidas que foram surgindo.

Este encontro, que foi muito rico, serviu como arranque para o planeamento do projeto de voluntariado Aprender Vivendo 2023, que tem o objetivo de e ensinar e aprender além-fronteiras. Só nos resta agradecer a todos os candidatos pela disponibilidade para partir e conhecer novas realidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *